A cada ano o Intercolegial revela vários atletas de diversas modalidades. A disputa da natação comprovou a vocação da competição entre estudantes mais tradicional do Brasil. Apesar da esperada supremacia do Colégio Santa Mônica (CSM), novas forças surgiram na modalidade, inclusive de fora do município. A competição, realizada na piscina do Botafogo de Futebol e Regatas, na Zona Sul do Rio, reuniu quase 400 atletas de 38 escolas.
Dono da melhor campanha, o CSM se reinventa a cada edição do Intercolegial. A filosofia da escola aponta para a criação de talentos descobertos na própria instituição. Na prática, o atual campeão geral do Intercolegial está se tornando uma potência entre os não federados. Na disputa da natação, quatro títulos foram conquistados (categorias vinculadas e não federadas, tanto no masculino, como no feminino).
– Vencemos pelo 17º ano consecutivo. Temos feito um trabalho grande nas escolinhas, mas ano que vem vamos voltar com projeto para os federados e dar bolsas. Também acho interessante destacar a entrada de novos colégios na competição – afirma Marco Tavares, que trabalha como treinador de natação do CSM, ao lado de Debora Paulo, Fabricio Penedo e Thiago Moreira.
Destaque dos jogos em 2013, com alguns resultados surpreendentes, o Sistema Elite de Ensino, inscrito pela unidade Vila Valqueire, também mostrou força na piscina do Botafogo. A escola se sagrou campeã da federado feminino, foi vice na federado e na vinculado masculino e terceiro na vinculado feminino.
Outra sensação do Intercolegial 2013, o Loide Martha beliscou o troféu da federado masculino e o bronze da não federado feminino. O Colégio Estadual Dom Pedro I, de Mesquita, foi mais um da Baixada a ter bom desempenho, com dois vice campeonatos (não federado masculino e feminino).
Além da participação rotineira de escolas da Baixada, com total de seis, sendo duas de Caxias, uma de Seropédica, uma de Nova Iguaçu e uma de Mesquita, houve duas de São Gonçalo e cinco da Região dos Lagos: quatro de Cabo Frio, uma de São Pedro da Aldeia e uma de Arraial do Cabo.
O Colégio Estadual Dom Pedro I, de Mesquita, faturou dois vice-campeonatos (não federado feminino e não federado masculino). Outro destaque foi o Alexis Novelino, de Cabo Frio, segundo colocado na vinculado feminino.
O Anglo Americano, da Barra da Tijuca, marcou presença com o vice-campeonato da federado feminino.
– Neste ano tivemos um aumento de 15% nos inscritos. Isso é bom, pois mostra a credibilidade do Intercolegial. Vale ressaltar que tivemos novidade, com a inclusão do revezamento misto, algo que já tem sido disputado em competições internacionais – comemora Ricardo de Moura, responsável há mais de 20 anos pela natação do Intercolegial 2013.
FOTO: ARI GOMES