GEO Doutor Sócrates quebra hegemonia do GEO Juan Samaranch e fatura o título geral da categoria jovem
Clique para ampliar

Campeão geral da categoria jovem do Intercolegial 40 anos, o GEO Doutor Sócrates foi responsável pela quebra de uma longa hegemonia. A escola de Guaratiba tirou o primeiro lugar do pódio do GEO Juan Samaranch, que vinha sendo campeão desde 2016 e acabou chegando em segundo lugar. O GEO Félix Venerando ficou em terceiro lugar.

Também foi a primeira vez no mesmo período (2016/2022), que as escolas do projeto GEO (Ginásio Experimental Olímpico) dominaram o pódio do somatório de pontos de toda a temporada da categoria jovem, disputadas pelos atletas sub-13, sub-14 e sub-15, de acordo com o regulamento de cada modalidade.

Para se tornar campeão, o GEO Sócrates não fugiu a uma regra sem exceção. Somente escolas que conquistam bons resultados na maioria dos esportes chegam aos títulos gerais do Inter. E foi assim com a instituição de Guaratiba, que marcou 116 pontos, teve o xadrez não federado como seu carro-chefe. Os tabuleiros deram o seu único título, na categoria sub-15 não federada masculina. As pratas sub-13 e sub15, ambas femininas, e o bronze sub-13 não federado masculino fecharam a conta na modalidade.

O GEO de Guaratiba também fez bonito em outras modalidades. No vôlei, por exemplo, faturou a prata sub-15 não federada feminina e o bronze na mesma categoria entre os meninos. Já o futsal e o basquete renderam um bronze cada, ambos nas sub-15 não federadas femininas.

O desempenho do GEO Juan Samaranch não superou o do coirmão, mas deve ser comemorado. E muito. A escola da rede pública municipal, que fica em Santa Teresa, conquistou dois títulos. Um no vôlei sub-14 livre e outro no handebol sub-15 não federado, ambos masculinos, sendo que beliscou mais um pódio no primeiro, com o bronze sub-15 não federado feminino e a sexta colocação no segundo (sub-14 livre feminina).

Com 82 pontos, o GEO Samaranch teve bons desempenhos no xadrez, chegando em terceiro lugar na sub-15 não federada masculina, em quinto na sub-15 não federada feminina, em sexto na sub-13 não federada masculina e em oitavo na sub-13 não federada feminina. A sexta colocação no skate sub-14 livre masculino encerrou a pontuação da escola.

O vice-campeonato no handebol sub-14 livre masculino foi o melhor resultado do GEO Félix Venerando, do Caju, terceiro colocado geral da categoria jovem. Além disso, a escola da Zona Norte chegou em quarto lugar no basquete e no vôlei, ambos nas categorias sub-15 não federadas masculinas, dois sextos (sub-13 não federada feminina e sub-15 não federada masculina) e um sétimo lugares (sub-13 não federada masculina), no xadrez.

FOTO: Ari Gomes




Voltar