GEO Nelson Prudêncio se prepara para o Intercolegial 40 anos: objetivo é manter boa frequência nos pódios
Caçula entre as escolas do projeto GEO (Ginásio Experimental Olímpico), criado antes das Olimpíadas Rio 2016 para fomentar os esportes nas escolas da rede pública, o Nelson Prudêncio sobe com certa frequência nos pódios do Intercolegial. A coordenadora esportiva Juliana Costa conta que o colégio trabalha com dez modalidades, mas apesar de alguns esportes terem ficado de fora, todos estão se empenhando para muitas vitórias na edição de 40 anos dos Jogos.
— A expectativa é grande. No início do ano estávamos ansiosos para saber se o Intercolegial seria disputado mesmo ou não. Houve a confirmação e ficamos muito felizes, mas tristes também porque muitas modalidades ficaram de fora. Vivemos um misto de alegria e tristeza. É uma das principais competições que a escola participa, se envolve... Procuramos buscar o envolvimento de todos, de todas as disciplinas — explica Juliana, acrescentando que a vontade de representar a escola irá prevalecer:
— A expectativa é sempre maravilhosa porque a competição é muito grande, um dos focos da escola, de aprendizado, experiência, vivência. Já estamos pensando no Desfile de Abertura, está muito próximo e temos de desenvolver o tema.
Todo início de trabalho tem suas dificuldades. E no GEO Nelson Prudêncio não é diferente. A escola, que participará dos quatro esportes coletivos (basquete, futsal, handebol e vôlei) e do xadrez, ainda está em processo de seleção, analisando as aptidões dos alunos. A ideia foi dar o máximo de oportunidades aos professores. Mesmo sabendo que o tempo é curto, Juliana deixou escapar que a definição do primeiro esporte da temporada foi uma boa para o colégio.
— O futsal talvez tenha sido escolhido porque é uma das modalidades mais praticadas, independentemente de estarem na escola ou não, todos batem uma bolinha no tempo livre, mas aquela questão da tática, de jogar em grupo fica prejudicado — ressaltou.
O Desfile de Abertura do Intercolegial 40 anos está marcado para o próximo sábado (14/5), a partir das 10h, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra. As escolas apresentarão o tema “Sesc Intercolegial 40 anos contribuindo para o futuro do esporte”.
Os primeiros campeões de 2022 serão conhecidos após os julgamentos do melhor desfile e do vencedor da disputa entre as torcidas.
O 40° Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai, com apoio da Secretaria Especial do Esporte.
FOTO: Ari GomesVoltar