GEO Samaranch quer surpreender também em Furnas Educa
Primeira escola pública a ser bicampeã do Intercolegial, o GEO Juan Antônio Samaranch que levar outro título da principal competição estudantil do Rio: o de colégio sustentável.
Com três projetos voltados para melhorias internas, o GEO espera surpreender também no concurso Furnas Educa: ideias criativas para um consumo consciente de energia alternativa.
O primeiro deles visa o aproveitamento da água desperdiçada dos ares condicionados para gerar energia para uma bateria e acelerar o processo de enchimento da caixa d´água da escola. Além, claro, do reuso o líquido para jardinagem e lavagem.
O segundo utiliza a energia solar para ajudar a segurança da escola. Postes de lâmpadas de LED seria instalados em locais estratégicos para ajudar não apenas a equipe de segurança, como também os próprios alunos nas atividades ao ar livre.
O terceiro segue a linha do segundo, mas de outra forma. Também focado na segurança, ele seria voltado mais para a entrada do colégio, onde fica uma área de compostagem. Os restos de alimentos das refeições seriam reaproveitados para um biodigestor, que geraria um biogás para iluminar lâmpadas e colaborar os porteiros na identificação dos visitantes noturnos.
Lembrando a todos que a edição 2016 de Furnas Educa vem com novidades. Os prêmios serão divididos para colégios técnicos e não técnicos, possibilitando uma diversidade de vencedores, que, além das benfeitorias, ganham um pacote de viagem para conhecer o Parque Eólico de Furnas de Natal (RN).
Voltar