Giulia conquista ouro e inspira o crescimento do judô na sua escola
Logo no primeiro ano de contato com o judô, em 2013, foi federada. De forma bastante rápida, Giulia Carvalho, de 14 anos, do Newton Braga, da Ilha do Governador, se adaptou ao esporte e já acumula conquistas. No Intercolegial, 2015, disputado na Escola Municipal Metodista, em Queimados, conquistou o bicampeonato.
O começo no judô foi de forma inusitada, mas a união parece ter dado muito certo.
- Comecei no judô por conta do meu irmão. Por conta do hipotireoidismo, tenho de praticar esporte. Fazia natação e meu irmão, para não ficar de bobeira enquanto eu estava na aula, se inscreveu no judô. Quando a piscina entrou em obra, para não ficar sem praticar esporte, fui acompanhar meu irmão no judô. Não voltei mais para a natação! – lembra ela, mostrando entusiasmo.
Federada pelo Jequia Iate Clube, Giulia lembra que tem o auxílio da mãe nutricionista quando o assunto é balança, mas que não há pressão ou temor pela mudança de categoria.
- Sempre conversamos, mas ela é contra eu perder muito peso. Ela diz que, se eu ganhar peso, vou lutar na categoria mais pesada! Mas até que eu consigo me manter bem no peso em que estou, não saio muito da linha (risos) – disse a lutadora, que atuou na categoria meio pesado (-70Kg) federados.
O bom resultado de Giulia, inclusive, pode trazer frutos para o colégio, principalmente para os alunos praticantes de lutas.
- Nossa meta é fazer um complexo de treinamento dentro da escola. Hoje em dia, nossos alunos treinam fora e defendem o colégio, mas queremos ter o nosso próprio espaço. E, claro, que as vitórias ajudam nesse projeto – afirma Tatiana Abreu, coordenadora de esporte do colégio.
Voltar