O Intercolegial comemora 30 anos de História com mais um aporte para o desenvolvimento do esporte brasileiro. A tradicional competição entre estudantes promoveu a estreia do hóquei sobre grama. A modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1908, em Londres, e – como a próxima edição do evento, em2016, será no Rio de Janeiro –, o Brasil terá seleções na disputa.
A carência na formação de atletas e de clubes neste desporto ainda é notável. Assim, os jogos contribuem, de forma significativa, na busca por talentos e na formação e apoio a futuros atletas, que nascem dentro das escolas.
– Nosso trabalho com o hóquei começou através do Eduardo (coordenador da modalidade no Intercolegial), quando ele apresentou a proposta para os colégios e ao Garofalo. Abraçamos a ideia porque queremos ajudar a desenvolver o esporte no Rio de Janeiro e no Brasil. Nesse ano, trouxemos apenas uma atleta de fora no feminino. A renovação foi toda feita dentro da escola, com os professores de educação física – comentou Luciano Melo, coordenador do CAp Paulo Gissoni, escola de Realengo que conquistou os títulos nas categorias masculino e feminino no hóquei indoor em 2011.
A iniciativa de fomentar o hóquei sobre grama começou ano passado, quando a Abadai, empresa produtora do Intercolegial implementou o hóquei indoor pela primeira vez nos jogos. Neste ano, o planejamento segue o que foi traçado com a inclusão da modalidade na grama.
Para a disputa do hóquei sobre grama, oito colégios investiram na compra de equipamentos e formaram 16 times (divididos em masculino e feminino). Quatro duelos da categoria masculina abriram os trabalhos no campo da Universidade Castelo Branco, em Realengo.
O Gissoni não teve dificuldades de impor sua técnica sobre a equipe do Percepção, de Irajá, e avançou para a próxima fase ao conquistar a vitória por 5 a 0 (2 a 0 no primeiro tempo). O destaque foi o Giovanni Pereira Barbozza, autor de dois gols na partida.
Em seguida, no jogo mais equilibrado do dia, a Escola Municipal Rosa da Fonseca, de Deodoro, fez o que pôde, mas acabou perdendo para o Colégio Triangulo, que só conseguiu marcar o único gol a menos de três minutos do fim de jogo. O triunfo veio após boa jogada individual do destaque da equipe, Leandro dos Santos.
Na sequência, o Colégio Estadual Subtenente Duplar Pires de Mello, outra escola de Deodoro, aproveitou bem as oportunidades de ataque e derrotou o por 3 a 0 o Lemos de Castro, de Madureira. No último confronto do dia, o Centro Educacional Elpídio da Silva venceu por 1 a 0 a Escola Municipal José Maria Bello, no clássico de Padre Miguel.
Foto: Ari Gomes