Intercolegial fechará mais um capítulo histórico com o vôlei de praia, sábado (4/12) e domingo (5), em Nova Iguaçu
Clique para ampliar

Nem a pandemia foi capaz de barrar o Inter. O mundo viveu situações jamais imaginadas no ano passado e, pela primeira vez desde 1983, a competição ficou ameaçada de não acontecer. Com a brilhante ideia do xadrez online, os Jogos marcaram presença em 2020, na era remota. A vacinação e a elaboração de rígido protocolo sanitário possibilitaram a 39ª edição e, cinco modalidades depois, o vôlei de praia fechará mais uma temporada, sábado e domingo que vem (4 e 5/12), no Sesc Nova Iguaçu. E, logo após a disputa na areia, será dada a partida para o Intercolegial 40 anos.

Foi um ano diferente para todos que estão acostumados com o Inter. A organização fez um planejamento voltado para os cuidados com a saúde e contou com o Hospital Sírio Libanês, que elaborou um protocolo sanitário especialmente para os Jogos. Todos os envolvidos nas disputas das modalidades tiveram que fazer o teste de antígeno nasal e permanecer nos locais de competição até o fim, formando uma bolha. Em vez de uma temporada que habitualmente começava em abril e terminava em dezembro, a competição teve início em outubro, quando o handebol entrou em quadra. O Cesc Suzano, de Guaratiba, faturou os dois títulos em jogo e foi o grande vencedor no ginásio do Centro Municipal de Nilópolis.

O basquete 3x3 deu sequência aos Jogos, com todas as vagas preenchidas e 24 equipes disputando três categorias, na Vila Olímpica da Mangueira. Os campeões foram o Camões Pinochio, de Jacarepaguá, o Pio XI, de Ramos, e o Loide Martha, de Caxias.

Alavancado pela estreia nas Olimpíadas de Tóquio e principalmente pelo desempenho espetacular do Brasil no Japão, o skate jogou o astral do Inter lá em cima, com muita positividade. A grande estrela foi Matheus João, de apenas 12 anos, que ganhou o ouro sub-14 para o Santa Mônica Centro Educacional. Dona da melhor campanha, a escola inscrita por Cascadura venceu mais duas categorias, das quatro em jogo, e finalizou o desempenho com um bronze.

Quarta modalidade do Inter 2021, o vôlei foi disputado no ginásio do Camões Pinochio. Assim como o handebol, o esporte teve duração de dois dias e os favoritos comprovaram sua força, com o primeiro lugar do Elite Rede de Ensino, inscrito pela Tijuca, no masculino, e o título da Escola Nova, da Gávea, entre as meninas.

Considerado o maior desafio da 39ª edição, por reunir um grande número de participantes, o xadrez foi um capítulo à parte. E mais uma vez deu tudo certo, com uma adaptação do protocolo sanitário e muita fiscalização. Anfitrião da modalidade, o SMCE obteve o melhor desempenho, com três títulos. Os demais vencedores foram a Escola Municipal Olímpica Carioca GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, a Escola Municipal Olímpica Carioca GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, e o Loide Martha. Após a disputa nos tabuleiros, a Doutor Sócrates, campeã do xadrez online, e o Loide Martha, segundo colocado, receberam a premiação histórica, pois foram os únicos a ganhar troféus e medalhas em 2020.

Com seu formato reduzido e todos os cuidados com a prevenção da covid-19, o vôlei de praia fechará mais um capítulo inédito da competição, de pioneirismo e muita história. E a contagem regressiva já começou. Que venha o Intercolegial 40 anos em 2022!

O Inter 2021 é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai.

FOTO: Ari Gomes




Voltar