Intercolegial mostra força como competição reveladora de talentos
Há 33 anos na praça de eventos estudantis, o Intercolegial já revelou diversos atletas de ponta para o esporte brasileiro. Virna Dias (vôlei), Patrícia Amorim (natação), Luiz Lima (natação), Caroline Hildebrandt (nado sincronizado), são alguns exemplos. Neste Jogos Pan-Americanos, 26 atletas divididos em nove esportes chegaram a participar do Inter quando estavam na fase colegial de suas vidas. O atletismo lidera o ranking com nove ex-alunos, seguido pelo polo aquático com seis. Handebol vem com três, basquete e judô com dois cada e natação, tênis de mesa, levantamento de peso e volêi, cada um com um.
O colégio que mais contribuiu foi o Centro Educacional da Lagoa (CEL), do Jardim Botânico, com cinco atletas: Bernardo Oneto, Guilherme Oneto e Victória Chamorro (polo aquático, mas que no Inter competiu na natação), Victor Penalber (judô) e Michele Pavão (vôlei). Em seguida, Colégio Percepção, de Irajá, e ADN Master, do Méier, vêm com três representantes. Pelo Percepção, Gabriel Oliveira Constantino - que também chegou a competir o Inter pelo Colégio Santa Mônica (CSM), de Jacarepaguá -, Fabiana dos Santos Moraes e Wagner Francisco Cardoso. Todos defenderam a escola de Irajá no atletsimo. Já o ADN fomentou Isabela Ramona e Karina Jacob, ambas do basquete, além de Geisa Coutinho no atletismo. O CSM revelou também Jonas Crivella, do polo aquático.
Com dois ex-alunos, o Centro Educacional Niterói com Francisco José "Zeba" Pacheco e Diogo Hubner (handebol). Fecahndo a lista dos 26, CAP Paulo Gissoni, de Realengo, com Dandadueá Astúria (atletismo); Santa Mônica Centro Educacional, de Bento Ribeiro, com Tamara Alexandrino de Sousa (atletismo); Escola Municipal Francisco Caldeira de Alvarenga, de Santa Cruz, com Vitoria Cristina Rosa (atletismo); Escola Municipal Silveira Sampaio, de Jacarepaguá, com Vitor Hugo dos Santos (atletismo); Centro Educacional Albert Einstein, de Nova Iguaçu, com Thiago André; Colégio e Escola Técnica Triângulo, de Bento Ribeiro, com Letícia Cristina Laurindo de Moraes (levantamento de peso, no Inter ela competiu no atletismo); Colégio Legrand, de Botafogo, com Matheus Santana (natação); Colégio Santa Ignácio, de Botafogo, com Hugo Calderano (tênis de mesa) e Colégio Alfa Cem, de Jacarepaguá, com Rafaela Silva (judô).
Marina Canetti, do polo aquático (natação no Inter), e Tamires Morena, do handebol, competiram o Intercolegial por duas escolas diferentes. Marina jogou pelo Colégio Notre Dame e Colégio Princesa Isabel e Tamires pelo Colégio Percepção e CAP Paulo Gissoni. Os Jogos Pan-Americanos estão sendo disputados na cidade de Toronto, Canadá, e vão até o próximo domingo, dia 26.
Voltar