Intersolidário: arrecadação de quase 10 toneladas de donativos e Loide Martha como primeiro em número de doações
Clique para ampliar

As escolas participantes do 42° Intercolegial Sesc/O Globo deram aulas de solidariedade e arrecadaram quase 10 toneladas de donativos na quinta edição do Intersolidário. Foi a segunda maior marca desde 2020, data da criação do programa, dentro da Campanha Mesa Brasil Sesc RJ. O Loide Martha arrecadou mais de quatro toneladas e quinhentos e foi o campeão da única modalidade do Inter na qual todos são vencedores.

A Santa Mônica Rede de Ensino foi a segunda escola que mais doou alimentos, com a marca de 2902 quilos; seguido pelo Centro Educacional Paes Barreto, de Caxias, com 1356; o GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, com 286 quilos; o GEO Doutor Sócrates, com 214; e o Colégio Pedro II, com 70,5.

A maior arrecadação ainda é da segundo edição do Intersolidário, em 2021, com mais de 14 toneladas de donativos. O projeto foi lançado em 2020, para ajudar as famílias que atravessavam grandes dificuldades por conta da pandemia do coronavírus. O primeiro vencedor foi a Elite Rede de Ensino.

Desde 2022, o pódio composto por Loide Martha, Santa Mônica Rede de Ensino e Paes Barreto vem se repetindo, com variação entre os dois primeiros no primeiro e no segundo lugares, enquanto o Paes Barreto tem cadeira cativa como terceiro. 

O título do Loide Martha foi de certa forma surpreendente, já que a Santa Mônica fez antecipadamente a expressiva doação de quase duas toneladas. Quietinho, como um mineiro que come pelas beiradas, o instituto mais famoso de Caxias juntou mais de quatro toneladas para chegar a seu segundo título do Intersolidário.

O segredo? O coordenador Rodrigo Rizzon explica que a estratégia foi unir esporte e solidariedade num projeto interno do Loide Martha para incentivar as doações.

— Fizemos uma espécie de interclasse (competição interna na escola), incluindo todas as nossas modalidades, como basquete, futsal, natação, atletismo, tênis de mesa, xadrez, vôlei, handebol etc. Os alunos tinham de doar alimentos para se inscrever nos esportes. Com o objetivo de incentivar as inscrições, as turmas vencedoras tanto do ensino médio, como do fundamental ganharam um dia num sítio, como prêmio. Foi assim que fizemos nossa arrecadação de alimentos — conta Rizzon.

Oitava modalidade do Inter 2024, o Intersolidário distribui pontos para os primeiros colocados do programa. O Loide Martha leva 20 pontos para a classificação geral, enquanto a Santa Mônica Rede de Ensino fica com 18. O Paes Barreto marca 16 pontos; o GEO Juan Samaranch, 14; o GEO Doutor Sócrates, 12; e o Pedro II, 10.

Além disso, o Loide Martha receberá benfeitorias nas instalações da escola no valor de até 5 mil reais, um anúncio de uma página na Revista dos Jornais de Bairro do GLOBO (podendo escolher um bairro: Barra ou Zona Sul ou Tijuca + Zona Norte) e o troféu de campeão. Já a Santa Mônica Rede de Ensino terá direito a benfeitorias no valor de 3 mil reais e o Paes Barreto, de 2 mil reais. O segundo e o terceiro colocados também ganham o mesmo espaço no jornal recebido pelo primeiro colocado e os respectivos troféus de vice-campeão e terceiro lugar.

O 42° Intercolegial é uma realização do jornal O Globo, com apresentação do Sesc RJ e produção da Abadai.

FOTO: Ari Gomes




Voltar