Intruso nos pódios das oito categorias do xadrez, Instituto Federal do Rio de Janeiro realiza trabalho de excelência
Leandro Pereira, doutor em física, professor e técnico da equipe de xadrez do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), aposta alto nos seus alunos por meio do Projeto IFRJ Chess. Foi com esta iniciativa, que concorre todo ano a uma verba do Ministério da Educação, que ele levou nove enxadristas da escola que fica na Praça da Bandeira para a disputa da modalidade no Intercolegial, realizada no ginásio do Santa Mônica Centro Eduacional, em Jacarepaguá.
A luta para estar no topo não é fácil e requer muito empenho de Leandro e de sua equipe. A persistência deu resultado, com a conquista do terceiro lugar na categoria sub-18 federada masculina, com participação decisiva de Gabriel Oliveira. O IFRJ foi o único "intruso" nos pódios do xadrez do Intercolegial 2018, visto que nas demais sete categorias, apenas escolas conhecidas chegaram entre os três primeiros.
As dificuldades não são intransponíveis, mas são enormes, principalmente quando o próprio governo corta a verba de apoio (caiu de R$ 2000 para R$ 1500). Leandro não reclama. Ao contrário, parece mais motivado.
— A verba serve para comprar peças, relógios, pagar alimentação dos alunos quando estamos em alguma competição, como no Intercolegial. Mas, sinceramente, isso não nos desanima. Estamos mais motivados — garante o técnico-professor.
O trabalho de Leandro realizou um feito muito importante: conseguiu duas bolsas para alunos do projeto. Uma de licenciatura em Matemática, que rende 400 reais por mês e outra do curso médio, com valor de 200 reais.
— Foi uma vitória para os nossos alunos do xadrez, isso os ajuda muito. A gente faz até pesquisa entre eles para sabermos quem gosta de praticar — comemora o professor.
A dedicação de Leandro ao xadrez o fez criar a plataforma Chess.com, que promove torneios online entre várias escolas do estado e até do Brasil.
— Dessa forma a gente consegue fazê-los jogar contra excelentes enxadristas, o que ajuda a elevar o nível da nossa equipe — conclui.
Voltar