Quem dá palavra de ordem e o aval do crescimento do jiu-jítsu no Intercolegial é Rogério Gavazza, presidente da Federação de Jiu-Jitsu Desportivo do Rio de Janeiro. Segundo ele, o número de adeptos tem crescido progressivamente no Estado e a expectativa é de que terá o dobro de participantes na competição do ano que vem.
– Tenho que registrar que estou muito satisfeito com o crescimento e com o número de inscritos no Intercolegial. Neste ano, já tivemos um número muito maior, se comparado com o ano passado. Temos quase 250 inscritos, divididos entre 18 colégios. Acredito que teremos o dobro de atletas em 2013 – planeja Rogério.
Este é apenas o terceiro ano que o jiu-jítsu faz parte do Intercolegial e já acumula mais inscritos do que, por exemplo, o judô, modalidade de enorme tradição nos jogos.
Além do Intercolegial, o jiu-jítsu, ressalta Rogério, está cada vez mais inserido nas comunidades carentes, o que também explica o aumento de adeptos. Um dos principais trabalhos têm sido feito nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Há aulas da modalidade em 20 unidades espalhadas pelas comunidades carentes do Rio.
Outro fato que chama atenção é o crescimento de adeptos nas categorias infantil e juvenil.
– Na última etapa carioca, tivemos uns 800 inscritos nessa faixa – lembrou o presidente da Federação.
– No dia 1º de dezembro deste ano, teremos a primeira Copa UPP de Novos Talentos.
Foto: Ari Gomes