Jovem de 15 anos disputará Pan-Americano de xadrez e pode ganhar título de mestre na competição
"Pretendo me tornar mestre de Xadrez". Foi assim que João Carlos Camisão, aluno do primeiro ano do ensino médio no Espaço Ativo, de Vassouras, no interior do Estado do Rio de Janeiro, respondeu a pergunta sobre seus objetivos na modalidade. Ainda aos 15 anos, ele é pentacampeão estadual em sua categoria, tendo conquistado o título em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2016. Por tudo isso, é bom ficar mesmo de olho nele, como aconteceu com o público na disputa da modalidade no Intercolegial Olímpico.
A iniciação no xadrez começou de forma inusitada. Sofrendo de dislexia, João Carlos acabou sendo orientado a praticar a modalidade para tentar melhorar da doença. Os números indicam que ele não só evoluiu, mas acabou se apaixonando.
— Ninguém da minha família nunca jogou. Quando eu tinha seis anos, uma professora acabou indicando para que eu pudesse melhorar e acabei entrando para o clube. Hoje eu consigo me concentrar bastante — comemora o menino.
João Carlos já acumula nove anos de xadrez e, além de títulos, já participou de torneios importantes, como o Campeonato Brasileiro. Neste ano, o jovem vai disputar o Pan-Americano, que dá o tão sonhando título de mestre e proporciona ajuda de custos para disputa do Mundial como representante da federação sul-americana. A expectativa dele é boa.
— Imagino que será bastante difícil. O nível da competição deve ser bem alto. Mas estou treinando bastante, quem sabe? — projeta o enxadrista.
No Intercolegial, João Carlos mandou bem mesmo sem ter conquistado o lugar mais alto do pódio. Ele ficou com o bronze sub-18 federado e ajudou o Espaço Ativo a ficar com quarto lugar na classificação geral da categoria.
Voltar