Líder do Intercolegial até aqui, Loide Martha fez a melhor campanha no xadrez, com quatro pódios em oito possíveis
Clique para ampliar

O título geral do Intercolegial Sesc/O Globo já bateu algumas vezes na trave. Há muito tempo o Loide Martha faz excelentes campanhas nos Jogos, mas a Santa Mônica Rede de Ensino acaba levando. Atual líder na classificação geral, o instituto de Caxias espera fazer diferente nesta temporada e a campanha no xadrez pode servir de inspiração para finalmente ganhar a competição.

Disputado em dois dias, no salão nobre do Sesc Nova Iguaçu, o xadrez certamente não será esquecido pelo Loide Martha, que levou quatro dos oito troféus possíveis, sendo três com os meninos, e conquistou a melhor campanha da modalidade no Inter. Liderados pelo técnico Ramon Oliveira, os alunos impressionaram a todos que acompanharam os embates nos tabuleiros.

As meninas ficaram com o primeiro lugar da categoria sub-18 não federada feminina, conquista muito comemorada pelos integrantes do colégio, mas o melhor ainda estava por vir. No masculino, o instituto subiu em três dois quatro pódios, sendo campeão sub-15, vice-campeão na sub-18 e bronze na sub-13, todas não federadas. Individualmente a escola faturou dois ouros, com Maria Eduarda Nascimento (sub-18) e Bryan da Silva (sub-15).

Vale salientar que nas demais categorias, o Loide Martha bateu na trave três vezes com os quartos lugares na sub-18 federada e sub-15 não federada, ambas femininas, e na sub-18 federada masculina. A sexta colocação na sub-13 não federada feminina fechou a campanha.

Muito emocionando com o desempenho do Loide Martha, Ramon contrariou todas as expectativas ao revelar que a maior aposta estava no feminino. Segundo o professor, as meninas apresentavam melhor desempenho até então. De qualquer forma, ele fez questão de ressaltar que todos foram muito bem e orgulharam a escola.

— Confesso que eu estava mais preocupado com a equipe masculina, mas os garotos competiram muito bem. Pela primeira vez conseguimos um primeiro lugar no feminino, um no masculino e o título de campeão geral do xadrez — comemora Ramon Oliveira, que está à frente do projeto desde o primeiro ano da escola no xadrez, em 2018.

Apesar da grande festa e da alegria por ter faturado quatro troféus no xadrez, o Loide Martha segue com os pés no chão e já trilha um caminho para a próxima edição do Intercolegial. O professor explicou o motivo de a expectativa para o próximo ano estar na categoria até 15 anos e lamenta que o alunos das categorias sub-18 livre e não federado estejam de despedindo. 

— Para o ano que vem, será complicado. As minhas quatro categorias sub-18 estão se formando. A maioria está no terceiro ano. Então, será o início de todo um projeto com os mais velhos. Porém, acredito que a categoria sub-15 terá chances. Fomos campeões esse ano, talvez continuar no pódio na próxima edição do Inter. No feminino, com certeza brigaremos pelo pódio. A categoria 13 anos é uma incógnita, porque eles, normalmente, são iniciação. A expectativa realmente está no sub-15 — projeta. 

O 42° Intercolegial é uma realização do jornal O Globo, com apresentação do Sesc RJ e produção da Abadai.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar