Em 2007, o basquete de rua estreou no Intercolegial como modalidade de exibição. No ano seguinte, começou a contar pontos para a classificação geral da competição entre estudantes mais tradicional do Brasil. A competição atrai olhares curiosos por seu estilo despojado, com música durante as disputas coletivas, nos confrontos de trios nas categorias mista, livre masculino e livre feminino; e individuais, nas competições de enterradas e arremessos.
As finais do basquete de rua foram realizadas no estacionamento do restaurante McDonald’s do Engenho de Dentro e o Loide Martha, de Caxias, roubou a cena com o título da categoria livre masculino. Estreante no Intercolegial, a escola da Baixada conquistou mais um título e surpreendeu muita gente que acompanha a competição há tempos.
A façanha do Loide Martha se tornou ainda maior pela vitória sobre o Colégio Santa Mônica, atual campeão e recordista geral do Intercolegial e colecionador de títulos no basquete de rua e de quadra. O trio da Baixada teve grande desempenho e conquistou a taça com vitória por 16 a 10.
– Iniciamos um projeto há quatro anos, mas não tínhamos condições técnica de entrar numa competição como o Intercolegial. Não queríamos entrar e deixar os atletas frustrados, por exemplo. Hoje estamos conquistando bons resultados, tanto no futsal, como no jiu-jítsu e, agora, no basquete de rua – conta Felipe Porto, técnico do Loide Martha.
A disputa de maior rivalidade foi pela liderança da categoria livre feminino. ADN Master, do Méier, e Colégio Santa Mônica (CSM) entraram em quadra empatados com dois títulos cada um. As duas escolas fizeram todas as finais das cinco edições da modalidade.
O grande charme está na disputa de trios mistos, na qual meninos e meninas jogam juntos. Nesta categoria, o Colégio Santa Mônica (CSM) é absoluto e confirmou a hegemonia na disputa do Intercolegial 30 anos, ao chegar à quinta conquista em cinco edições da modalidade. Na final, o CSM derrotou por 13 a 3 o Loide Martha, de Caxias, a grande surpresa da modalidade em 2012.
Foto: Ari Gomes