Loide Martha mantém a liderança geral do Intercolegial 40 anos após o xadrez
Clique para ampliar

O Loide Martha, de Caxias, chegou para disputar o xadrez na liderança geral do Intercolegial 40 anos. Todos, ou quase todos, pensavam que o Santa Mônica Centro Educacional (SMCE) passaria a escola da Baixada, já que costuma dominar os tabuleiros, mas não foi o que aconteceu.

Com a melhor campanha do xadrez, disputado justamente na unidade de Cascadura do rival SMCE, o Loide Martha chegou a 132 pontos e aumentou de sete para 14 a diferença para o segundo colocado. A escola da Baixada foi a única a conquistar dois títulos na modalidade e segue firme em busca de seu primeiro título geral dos Jogos entre estudantes mais tradicionais do Brasil.

Vice-líder, o SMCE agora vira suas baterias para o handebol no qual disputa as quatro categorias. Apesar de faturar um título e marcar pontos importantes no xadrez, o atual campeão geral do Inter não repetiu os bons desempenhos nas edições anteriores da modalidade. A escola inscrita pela unidade de Bento Ribeiro está com 118 pontos até agora.

Ausente das primeiras posições da classificação geral do Intercolegial 40 anos, o GEO Doutor Sócrates pegou o elevador e, graças ao xadrez, pulou várias colocações para chegar ao terceiro lugar. A instituição da rede pública, que fica em Guaratiba, faturou o ouro sub-15 masculina, além de subir em mais cinco pódios, com os vice-campeonatos nas categorias sub-13 feminina e masculina; e os bronzes da sub-18 livre no feminino e no masculino. Apenas um ponto separa o Sócrates da vice-liderança.

As escolas do projeto GEO aproveitaram bem as disputas nos tabuleiros. Medalhista de bronze na categoria sub-13 feminina, o Nélson Prudêncio assumiu a quarta colocação, com 75 pontos. Logo atrás, com 66, o Juan Samaranch, de Santa Teresa, chegou à quarta colocação. Seu melhor resultado foi a terceira colocação na categoria sub-15 masculina.

O tradicional Colégio Pedro II, da Tijuca, fecha a excelente participação da rede pública entre os dez melhores do Inter 2022. A escola está em sétimo lugar, com 51 pontos.

FOTO: Ari Gomes




Voltar