Único representante do Ensino público nas finais do futsal nos 30 anos do Intercolegial, o Colégio Estadual Padre Manuel de Nóbrega desenvolve há quase dez anos um trabalho especial no futebol feminino. Com apoio do governo federal, o professor Reginaldo Costa ensina os fundamentos do esporte bretão a mais de cem alunas no município de São Gonçalo.
– Temos uma escolinha que funciona às terças e quintas. Quem estuda de manhã treina à tarde e vice-versa. O requisito é ser uma boa aluna. Claro que nem sempre elas serão atletas, mas o objetivo é fazer com que sejam grandes mulheres no futuro. O meu maior troféu é a vitória na vida particular de cada uma – explicou o professor.
O Manuel da Nóbrega não conseguiu o tricampeonato dentro de quadra, na rodada decisiva realizada na Universidade Castelo Branco, em Realengo. A equipe da categoria livre foi surpreendida por 3 a 2 pelas meninas do Centro Educacional Triângulo, de Bento Ribeiro, dono da melhor campanha do futsal 2012.
– Eu perdi duas atletas para o Joinvile e outras por indisciplina. Esse time é misto, tem muita garota de 15 anos. No ano que vem, elas estarão mais experientes e a maioria delas sairá, por atingir a idade. Será o inverso – explicou Reginaldo Costa.
Para a capitã e fixo do time Vanessa Fernandes, de 17 anos, a oportunidade de participar do projeto trouxe mais do que medalhas.
– O projeto me trouxe mais experiência. Fiz muitas amizades e hoje tenho mais segurança em algumas coisas. Ele cobra muito de nós. Nos últimos anos aprendi que honestidade e respeito são coisas muito importantes – declarou a aluna do terceiro ano do Colégio Estadual Padre Manuel da Nóbrega.
Foto: Ari Gomes
Texto: Pamella Lima