Marista, Pedro II e Antônio da Silva avançam em duas categorias, cada um, na estreia do handebol, neste sábado, no Sesc Nova Iguaçu
Clique para ampliar

Palco já conhecido por outras disputas do Intercolegial 2023, o Sesc Nova Iguaçu sediou a estreia do handebol, neste sábado (16). Com oito jogos válidos pelas categorias sub-14 livre feminino, sub-18 livre feminino e masculino, a modalidade abriu o fim de semana, que ainda terá mais oito partidas neste domingo (17), a partir das 9h, no mesmo local.

Antes de a criançada dar show dentro das quadras, a torcida se fez presente e foi ocupando as arquibancadas. Atual líder da classificação geral do Inter, a Santa Mônica Rede de Ensino, de Cascadura, contou com o grito dos pais das atletas para vencer o GEO Nélson Prudêncio, da Ilha do Governador, por 16 a 3, pela sub-14 livre feminina.

Campeão do futsal sub-15 não federado feminino, o Cesc Camaradinha não deixou dúvidas de que também brigará pelo título do handebol. Diante do Percepção, de Irajá, a escola de Nova Iguaçu aplicou 28 a 3 e avançou à segunda rodada da sub-14 livre feminina.

O embate entre o CESPMACOM e o Marista São José começou na categoria sub-18 livre masculina e terminou na sub-18 livre feminina. As escolas de Araruama e da Tijuca, respectivamente, protagonizaram os dois confrontos mais disputados deste primeiro dia de handebol. Entre os homens, o Marista abriu 5 a 0, mas viu os rivais se recuperarem e virarem o jogo. Na reta final, o time tijucano, comandado pela técnica Mariana Torres, reagiu e garantiu o triunfo por 19 a 16.

O enredo foi diferente na categoria feminina. Lideradas pela treinadora Vanessa Freitas, as atletas do CESPMACOM foram superiores no início, entretanto, diminuíram o ritmo no segundo tempo. Com três segundos restantes, a pivô Laura Moncada, do Marista, balançou as redes, garantiu o 6 a 5 e classificou o colégio para a segunda rodada do handebol.

Fora da última edição do Intercolegial, o Pedro II retornou à competição com vitória pelo sub-18 livre feminino. O colégio, inscrito pela unidade do Centro, avançou de fase após derrotar o Centro Educacional Sanmartin Perez, de Itaboraí, por 20 a 6. Maria Luiza Carvalho anotou nove gols e saiu de quadra como a artilheira do time.

O técnico Iuri Leal também esteve à frente da equipe do sub-18 livre masculino e carimbou mais uma vaga para o Pedro II nas quartas de final do handebol. Desta vez, a escola da rede pública bateu o IFF Macaé por 21 a 16 e se manteve vivo em mais uma categoria.

Eliminados na primeira rodada na última edição, os jogadores do Colégio Estadual Antônio da Silva entraram em quadra com sangue nos olhos. A escola de Nova Iguaçu superou o Sanmartin Perez por 20 a 13 e deixou para trás a eliminação de 2022.

No fechamento deste primeiro dia de handebol do Intercolegial 2023, o Antônio da Silva também se classificou no sub-14 livre feminino. Diante do GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, a instituição da Baixada Fluminense fez 19 a 12 e avançou à segunda rodada da categoria.

Resultados da primeira rodada do handebol:

Santa Mônica Rede de Ensino 16 x 03 GEO Nélson Prudêncio (sub-14 livre feminino)

Centro Educacional Senador Camará (Cesc Camaradinha) 28 x 03 Percepção (sub-14 livre feminino)

CESPMACOM 16 x 19 Marista São José (sub-18 livre masculino)

Marista São José 06 x 05 CESPMACOM (sub-18 livre feminino)

Pedro II 20 x 06 Centro Educacional Sanmartin Perez (sub-18 livre feminino) 

Pedro II 21 x 16 IFF Macaé (sub-18 livre masculino)

Colégio Estadual Antônio da Silva 20 x 13 Centro Educacional Sanmartin Perez (sub-18 livre masculino)

GEO Doutor Sócrates 12 x 19 Colégio Estadual Antônio da Silva (sub-14 livre feminino)

FOTO: Ari Gomes




Voltar