Matriz eólica no Brasil corresponde a 10% da produção nacional
Clique para ampliar

Os mais de 167 quilômetros quadrados de Natal foram pequenos para receber a alegria dos campeões de Furnas Educa: ideias criativas para um consumo consciente de energia alternativa. Dezesseis adolescentes e seis professores desfrutaram as maravilhas da capital do Rio Grande do Norte.

Prêmio máximo da promoção, a visita ao Parque Eólico de Furnas, localizado em Galinhos, município a 155 km de Natal, foi o ponto alto da viagem. Situado numa área de mais de mil hectares entre o mar e a caatinga, o parque possui 71 torres, divididas em duas áreas: Rei dos Ventos 1, que conta com 36 torres e fica na caatinga, e Rei dos Ventos 3, que fica mais próxima do mar e tem 35 torres. Ele começou a entrar em teste em setembro de 2013 e em abril do ano seguinte entrou em operação.

Além do espaço de Galinhos, Furnas também tem o parque de Miassaba, que fica em Macau (167 km longe da capital). Todos os três são administrados pela Brasventos, empresa parceira na construção e manutenção das áreas.

Atualmente cerca de 10% da energia nacional produzida vêm da força dos ventos e o Rio Grande do Norte é um potencial produtor, principalmente por ter mais de 300 parques espalhados por todo o estado.





Voltar