Mesmo com a derrota, meninos do Daniel Piza saem aplaudidos e são elogiados por adversário
Não é sempre que vemos equipes eliminadas saindo de quadra aplaudidas. E foi isso que aconteceu durante as oitavas de final do vôlei sub-18 não federado masculino do Intercolegial 35 anos, realizada no SESC Tijuca. Mesmo com a derrota por 2 a 0 (25 x 15/25 x 15) para o Censa, de Campos, os garotos da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza, da Pavuna, saíram de quadra debaixo de palmas.
Isso porque os torcedores e os próprios adversários reconheceram o esforço dos meninos da Daniel Piza ante as dificuldades comuns a escolas da rede pública, como falta de estrutura no colégio e falta de equipamentos adequados para treinamentos.
Diante de tudo isso, os garotos foram guerreiros. E, além disso, também mostraram técnica e habilidade, evidenciando o bom trabalho do professor Marcelo Lima.
- Não temos muita estrutura. Contamos com rede, quadra... Mas para desenvolver o projeto precisaríamos de mais equipamentos. Já fizemos uma vaquinha e rifa. Os outros professores da escola também ajudam. Hoje estávamos só com quatro bolas para treinarmos antes da partida. Nossa melhor bola é a pior bola que vi aqui hoje - conta Marcelo.
As dificuldades relatadas não fazem o técnico baixar a cabeça. Com muito treinamento, eles chegaram às oitavas de final. Agora, o planejamento já é para o próximo ano:
- Nosso time é sub-15 e jogamos a categoria sub-18. Fica um pouco pesado para eles, mas lutaram até o final, foram guerreiros. Ganhamos o primeiro jogo e esta vez não deu para passar. Ano que vem estaremos de volta. Você pode ter mil desculpas para não lutar por seus objetivos, mas se você tiver só um motivo, que é o amor pelo esporte, vai pra frente.
Até mesmo o técnico do Censa, Rodrigo Rios, reconheceu o bom jogo e o esforço dos meninos do Daniel Piza:
- A equipe deles endureceu, foram guerreiros apesar da pouca estrutura que as escolas públicas enfrentam. Além disso, a minha equipe estava um pouco relapsa, demorou a entrar no ritmo. Mesmo assim saímos com a vitória.
Na foto abaixo, o time da Escola Municipal Escritor e Jornalista Daniel Piza antes do confronto com o Censa.
Voltar