Na luta contra balança, Pedrinho usa basquete para perder peso
Clique para ampliar

Doença que cresce ano a ano, a obesidade não afeta apenas os adultos. Dados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, apontam que uma em cada três crianças no país está acima do peso. O caso fica ainda mais alarmante ao apontar que o consumo de refrigerantes, hambúrgueres, batata fritas (fast food) é introduzido bem cedo no cardápio dos jovens.

A Organização Mundial da Saúde corrobora, com pesquisas dizendo que o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões em 2025. O Brasil seria o líder do ranking, tornando-se o país mais obeso do mundo.

Na contramão dos dados está Pedro Lucas Vasconcelos, de 13 anos. Garoto espontâneo, cheio de personalidade e querido por todos da equipe de basquete do Abeu Colégios.

- Minha função como professor e educador é estimula-lo a seguir esse caminho. Ano passado, por exemplo, ele não conseguia correr na quadra, era limitado tecnicamente pelo peso. Mas agora consegue ficar mais tempo em quadra e é referência no garrafão. Como exemplo do emagrecimento, o uniforme que antes ficava apertado agora está mais folgado. Ele mostrou isso no vestiário todo feliz para os amigos – relata o treinador Guilherme.

Pedrinho atualmente pesa 112 kg e segue os passos do irmão mais velho Alex, que em 2013 entrou na equipe pelo mesmo motivo e em três anos já perdeu 15 kg, pesando agora 96 kg.

- Antes era mais preguiçoso, ficava sentado, parado. Mas vendo o meu irmão e o resultado dele, vi que era possível. Minha meta é chegar aos 80 kg e além do basquete, nado e faço muay-thai – disse o menino.

Pedrinho é mais um exemplo de que, seguindo a cartilha de boa alimentação e exercício físico, é possível atingir o objetivo da vida saudável. 





Voltar