Nogueira Mineiro vence o GEO Nelson Prudêncio e avança à semifinal do basquete pela primeira vez
Em agosto de 2023, o Centro de Formação Nogueira Mineiro fazia sua estreia no basquete sub-15 não federado masculino do Intercolegial Sesc/O Globo. Na ocasião, a equipe comandada pelo técnico Fábio Walsh foi derrotada por 45 a 12 pelo GEO Félix Venerando, então quarto colocado. Apesar do revés, o treinador e o coordenador George Wallace saíram de quadra otimistas com a continuação do projeto.
Agora, um ano depois, veio a redenção. Na primeira rodada do Inter 2024, o Nogueira Mineiro enfrentou o GEO Nelson Prudêncio, da Ilha do Governador, e venceu pelo placar de 19 a 13, no Sesc Ramos. A equipe contou com as habilidades de Lucas e, sob o comando de Fábio, a escola do bairro de Santa Cruz da Serra, em Xerém, conquistou a primeira vitória no Intercolegial e também se garantiu na semifinal da competição.
Camisa 3, Lucas Chagas foi o responsável por armar o time e distribuir o jogo. O atleta de 14 anos abriu o placar, em um lance livre, e seguiu servindo os companheiros. Mateus Machado e Davi de Araújo foram os principais pontuadores, com 8 e 7 pontos, respectivamente.
— Essa vitória é muito importante para a gente, principalmente depois da campanha do ano passado. Infelizmente perdemos na primeira fase, mas tivemos a oportunidade de nos redimir agora. Só tenho a agradecer aos meus companheiros. Deixamos toda a nossa garra e força em quadra, demos o nosso máximo mesmo — comemorou Lucas, armador do Nogueira Mineiro.
Treinador do colégio, Fábio Walsh saiu de quadra feliz com a vitória, porém, ressaltou a importância de corrigir os erros para seguir firme em busca do pódio inédito no Inter. O comandante revelou que o objetivo do Nogueira Mineiro é buscar, no mínimo, uma medalha de bronze no basquete sub-15 masculino.
— Ano passado foi complicado, porque pegamos logo de cara um time muito forte e acabamos em quinto lugar. Esse ano nós nos estruturamos melhor, treinamos bastante, diversas jogadas diferentes e conseguimos o triunfo — disse Fábio, que projetou o restante da competição:
— Vamos continuar treinando, em especial consertar os erros de hoje, e ir forte para a semifinal. A nossa meta para esse ano é pelo menos ganhar uma medalha.
O 42º Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO, com apresentação do Sesc RJ e produção da Abadai.
FOTOS: Ari GomesVoltar