Nota de falecimento – Árbitro internacional de vôlei, Murilo Aguiar é perda irreparável para o Intercolegial
Renomado árbitro internacional de vôlei e presente desde a primeira edição do Intercolegial, Murilo Aguiar faleceu na manhã desta quarta-feira (27/10) – justamente na data do Congresso Técnico da modalidade da edição de 2021 dos Jogos. Além de ser uma perda imensurável para o esporte, o coordenador do vôlei e do vôlei de praia do Inter deixa uma lacuna impossível de ser preenchida na competição entre estudantes mais tradicional do Brasil. A direção do Inter decidiu que vai instituir o Troféu Murilo Aguiar para o colégio com melhor aproveitamento no vôlei e no vôlei de praia na edição dos 40 anos do Intercolegial em 2022.
Em reportagem no ge.com de 2007, quando foi árbitro no Pan-Americano do Rio de Janeiro, Murilo afirmou que apesar de ter o sonho de apitar a final, jamais torceria contra o Brasil, que caso chegasse à final tiraria o seu objetivo. Único árbitro internacional do Rio de Janeiro na maior competição das Américas, ele acabou apitando a disputa do terceiro lugar, na vitória por 3 sets a 0 dos Estados Unidos sobre o Peru, no Maracanãzinho.
Murilo foi árbitro da Federação de Volley-Ball do Estado do Rio de Janeiro por 30 anos, pertenceu ao quadro internacional da Federação Internacional de Voleibol, atuou em várias finais de campeonatos nacionais e da Superliga, representou o Brasil nas Universiades da Itália e da Espanha e também foi árbitro em competições nacionais e internacionais no vôlei de praia.
O técnico da Rede MV1, Bruno Barros, não esconde a admiração por Murilo Aguiar, que foi professor da escola. Bruno foi atleta de vôlei do colégio, em 1997 até 1999, quando começou sua trajetória no Intercolegial e, posteriormente, como treinador conquistou verdadeira hegemonia nos Jogos.
“Eu participei como atleta e treinador do intercolegial desde 1997 e ele estava lá. Muitas pessoas participaram das minhas conquistas, das minhas derrotas, dos meus sorrisos, das minhas loucuras na beira da quadra... Muitos fizeram parte de todos esses anos como treinador, mas só uma pessoa esteve presente em TODOS os anos. O coordenador, delegado, amigo de profissão, o arbitro internacional MURILO AGUIAR...quase sempre era dele que eu recebia as medalhas... E todas aqui guardadas passaram pela mão desse gigante do esporte Se o vôlei do intercolegial sempre foi um sucesso... ele eh um dos responsáveis... Desde da primeira edição do Inter ele esteve no comando”... – declara Bruno, em postagem de seu perfil no Instagram.
A FEVERJ publicou nota de falecimento em seu site. Confira a íntegra abaixo:
“A Federação de Volley-ball do Estado do Rio de Janeiro, compartilha com todos os amigos e familiares a dor pela perda do árbitro e do ser humano MURILO AGUIAR. Murilo, árbitro internacional, representou o Rio de Janeiro e o Brasil, em competições nacionais e internacionais, sempre com dignidade, comprometimento e altíssima qualidade no seu trabalho, motivo de orgulho, para todos os oficias de arbitragem do Rio e do Brasil. Que Deus o conduza por um caminho de luz.”
O velório de Murilo Aguiar é hoje (quinta-feira, 28/10) a partir das 13h, na Capela 2 do Crematório e Cemitério da Penitência, na Rua Monsenhor Manuel Gomes 307, no Caju. O enterro está marcado para as 16h.
FOTOS: Ari GomesVoltar