Nove vezes campeã geral: hegemonia da Santa Mônica Rede de Ensino é coroada na Festa de Encerramento
No dicionário da Santa Mônica Rede de Ensino, a palavra trabalho vem muito antes do sucesso do que nos demais. Pelo sétimo ano consecutivo e agora com nove na conta, a instituição se sagrou campeã geral do 42º Intercolegial Sesc/O Globo e, de novo, teve o protagonismo na Festa de Encerramento que ocorreu no Circo Voador, na Lapa.
Além do título geral, a Santa Mônica também ficou em primeiro lugar da classificação geral da categoria jovem e da categoria livre, além do segundo lugar do Intersolidário.
— São quase dez anos nessa briga e conseguindo chegar. O segredo é muito trabalho. Não há mais o que fazer. Começamos a trabalhar agora já em novembro projetando o próximo ano. O resultado é essa gama de atletas que se destacam nacionalmente como a Giullia Penalber, a Rafaela Silva, entre outros. O projeto visa educação e esporte — afirma Luiz Cezar Soares, coordenador geral da rede de ensino.
As palavras de Luiz Cezar ganham maior embasamento numa análise dos números da Santa Mônica, campeão geral com 277 pontos, contra 243 do Loide Martha. A rede de ensino alternou com o seu maior rival na liderança dos Jogos, durante praticamente toda a disputa A arrancada para o o nono título geral começou no skate, no qual ganhou simplesmente todas as categorias. Para finalizar o primeiro semestre, faturou os 14 pontos pela participação no Dia do Desafio.
No xadrez, apesar de ter mantido um grande desempenho, a Santa Mônica não reinou como nas temporadas anteriores e viu o crescimento de outros adversários. Mesmo assim, dominou as categorias federadas (livres), com os títulos tanto no feminino, como no masculino. Para fechar, ficou em segundo lugar na sub-13 não federada masculina.
A consolidação veio depois do handebol e do vôlei de praia. No primeiro, subiu em todos os pódios das quatro categorias, com o título sub-18 masculino, a prata sub-14 feminino e os bronzes nas categorias sub-14 e sub-18, ambas femininas. Já no vôlei de praia, campanha irretocável, com o primeiro lugar na sub-18 masculina e o vice-campeonato sub-18 feminina.
Mais de 100 pessoas, entre alunos, professores e membros da direção, foram homenageados no palco do Circo Voador, com direito à presença ilustre da atleta olímpica Giullia Penalber, do wrestling, que é ex-aluna da Santa Mônica e foi campeã do Intercolegial no judô quando participou da disputa.
— Orgulho imenso ter participado de tudo isso e saber que minha história se cruza com a da escola e da competição — disse Giullia.
A campanha foi irretocável, mas para a Santa Mônica Rede de Ensino não há limites. Agora, para gabaritar todas os pódios gerais no próximo ano, como dito por Luiz Cezar, o objetivo é aumentar o número de arrecadações para subir ao lugar mais alto do pódio também no Intersolidário.
— Vamos procurar melhorar ainda mais essa parte da arrecadação dos alimentos. Conseguimos três toneladas esse ano, mas não é uma competição fácil. Esperamos mudar nesse quesito ano que vem e conseguir mais — concluiu.
FOTO: Ari Gomes
Voltar