O futuro astro olímpico do Brigadeiro Newton Braga
Clique para ampliar

Já imaginou um atleta aos 15 anos de idade brigar com feras da natação por uma vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016? É o que acontece com Gabriel Izoton, do Colégio Brigadeiro Newton Braga (Ilha do Governador).

Gabriel começou a nadar aos 3 anos e parou aos 8, em virtude de um tratamento odontológico. Voltou a frequentar as piscinas ano seguinte, se federando pela academia RJ Nadadores. Com 12 anos foi chamado para integrar a equipe do Botafogo,  time que defende até hoje. Isso tudo na incansável presença da mãe:

- Acompanho a trajetória do meu filho desde sempre. Vou às provas quando posso e viajo quando a parte financeira permite – relatou Rosana, que este ano não verá o filho em Mococa, no Troféu Chico Piscina.

 De acordo com o atleta e com a mãe, o garoto está com o terceiro melhor tempo nos 100 metros borboleta e a poucos décimos de conquistar a segunda vaga da equipe de Rio 2016. E ele terá méritos para isso, já que é tricampeão estadual juvenil e na etapa do Brasileiro realizada em Palhoça (SC), em 2014, conquistou uma prata e um bronze.

Se conseguir a vaga, Gabriel estará próximo do grande ídolo Cesar Cielo, campeão mundial em Roma 2009, Xangai 2011 e Barcelona 2013; dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e Guadalajara 2011; e dos Jogos Olímpicos Pequim 2008, nos 50 e 100 metros livre.

- Ídolo? Cesar Cielo, sem dúvida. Espelho muito nele, por ter começado a nadar tarde e ter se esforçado bastante para ter seu nome na natação mundial – explicou Gabriel. 





Voltar