Oito equipes de sete escolas se classificam para as finalíssimas do handebol, após confrontos deste sábado (5)
As disputas por medalhas do handebol estão definidas no 42º Intercolegial Sesc/O Globo. Após partidas emocionantes, neste sábado (5), no Sesc Nova Iguaçu, oito times de sete escolas seguem no sonho de conquistar a medalha de ouro. Apenas a Santa Mônica Rede de Ensino pode conquistar mais de um título na modalidade.
No primeiro confronto do dia, no entanto, foi o Cesc Suzano que saiu classificado em confronto com a Santa Mônica. A escola de Guaratiba mostrou sua força e se manteve viva na defesa do título sub-18 feminino. A equipe vitoriosa chegou a ter boa desvantagem no placar, porém com grande atuação de Isabela Leivas, que marcou sete vezes, conseguiu virar a parada e garantiu a vaga por 21 a 10.
Já na mesma categoria, porém entre os garotos, a Santa Mônica não deu chances para o o Seice, de Caxias, e conquistou sua primeira vaga na decisão. A atuação coletiva foi a grande arma da rede de ensino, que venceu por 20 a 5, com autoridade.
No melhor jogo do sábado, a Santa Mônica ficou com a sua segunda vaga na finalíssima, desta vez na sub-14 masculina. A partida foi disputada gol a gol nos dois tempos e o nome da vitória foi José Guilherme. Ele anotou 12 vezes no placar que terminou 19 a 7 diante do GEO Félix Venerando, do Caju, vice-campeão da categoria em 2023.
Outra partida espetacular foi entre o Geração Feliz, de Nova Iguaçu, e a Santa Mônica pela sub-14 feminina. Assim como no confronto anterior, as equipes duelaram com placar equilibrado o tempo todo. No fim, Emanuelle e Thayline chamaram a responsabilidade no triunfo por 15 a 13 do time da Baixada Fluminense.
No clássico entre o Ciep Jean Debret e o Colégio Estadual Antônio da Silva, a tensão foi dentro do esperado. As equipes lutaram por cada pedaço da quadra. No fim, o duelo da Baixada terminou 16 a 15 para os meninos do Antônio da Silva sobre o rival de São João de Meriti. A instituição da rede pública de Nova Iguaçu vai em busca do ouro no sub-18 masculino.
Já pela categoria feminina de até 14 anos, a equipe de São João de Meriti saiu classificada. No primeiro tempo o duelo foi parelho. No entanto, inspirado por Kyara Santos, o Ciep Debret avançou para a vitória por 22 a 15 sobre o Camões-Pinochio, de Jacarepaguá.
Pela categoria sub-18 feminina, o Salesiano repetiu a excelente atuação da rodada anterior e superou o Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR), de Seropédica, que disputa pela primeira vez o Inter. O time da tradicional instituição de Niterói dominou a partida que terminou 22 a 6. Destaque para Gabi Falcão que balançou as redes sete vezes.
Por fim, o GEO Juan Antônio Samaranch desfilou toda sua categoria em quadra contra o Odete São Paio, de São Gonçalo. Atuais campeões sub-14, os meninos da escola da rede pública municipal de Santa Teresa controlaram amplamente os dois tempos da partida e levaram a vaga na decisão da categoria sub-14 masculina com placar de 35 a 4.
Confira os resultados do handebol do 42° Intercolegial Sesc/O Globo, uma realização do jornal O Globo, com apresentação do Sesc RJ e produção da Abadai:
Cesc Suzano 21 x 10 Santa Mônica Rede de Ensino - sub-18 feminina
Santa Mônica Rede de Ensino 20 x 5 Seice - sub-18 masculina
Santa Mônica Rede de Ensino 19 x 17 GEO Félix Venerando - sub-14 masculina
Geração Feliz 15 x 13 Santa Mônica Rede de Ensino - sub-14 feminina
Ciep Jean Baptiste Debret 15 x 16 Colégio Estadual Antônio da Silva - sub-18 masculina
Ciep Jean Baptiste Debret 22 x 15 Camões-Pinochio - sub-14 feminina
CTUR 6 x 22 Salesiano - sub-18 feminina
GEO Juan Antônio Samaranch 35 x 4 Odete São Paio - sub-14 masculina
Voltar