Oito escolas avançam na disputa da sub-18 não federado masculino do basquete
Clique para ampliar

A 33ª edição do Intercolegial segue em ritmo forte. As oitavas de final da categoria sub-18 não federado masculino de basquete, realizados no ginásio do Instituto Loide Martha, em Caxias, pegaram fogo. Com a exceção de um jogo - que marcou a eliminação do atual vice da categoria, o Colégio Santa Mônica -, a tradição das equipes mais antigas na competição se sobressaiu.  

No primeiro jogo do dia, entre Marista São José (Tijuca) e Triângulo (Bento Ribeiro), o equilíbrio se fez presente. A garotada tijucana começou com tudo e chegou a abrir vantagem de sete pontos. No início do terceiro quarto, porém, a equipe deu uma leve acomodada e o Triângulo aproveitou o momento para encostar no placar. Após o segundo pedido de tempo do técnico Alexsandro de Oliveira, a equipe do Marista entrou novamente no jogo e garantiu a vitória por 17 a 9.

No segundo confronto do dia, a Escola Técnica Estadual Henrique Lage mostrou força e venceu o Censa, de Campos, com facilidade. A garotada de Niterói entrou tão bem em quadra que fechou o segundo quarto sem sofrer pontos, vencendo por 10 a 0. Os campistas até tiveram uma leve melhora no terceiro quarto, mas a Henrique Lage administrou bem o resultado até o fim e fechou com vitória por 25 a 16.

O atual campeão, Lisam (Nova Iguaçu), mostrou que quer o bi no terceiro confronto do dia e vai defender o título com unhas e dentes. Contra o Centro Educacional Luiz de Camões, de Jacarepaguá, a garotada da Baixada passou por cima e marcou o resultado mais elástico do dia: 45 a 7. O vencedor da partida ditou o ritmo do início ao fim e avança às quartas com moral.

Para o jogo das 11h30, somente o Colégio Estadual Edmundo Peralta Bernardes (Paty dos Alferes) apareceu. Sendo assim, ficou com a vitória por W.O. sobre o Colégio Estadual Professor Antônio Maria Teixeira Filho (Leblon).

O Abeu Colégios também mostrou força e venceu com facilidade. Esta geração, campeã do basquete no sub-15 há três anos, vem com tudo para fechar a participação no Intercolegial com chave de ouro. Após terminar o primeiro quarto com um 16 a 0, os garotos de Belford Roxo controlaram a vantagem para chegar à vitória de 36 a 18 sobre o Notre Dame (Ipanema).

O Pedro II (Tijuca) fez valer a tradição no Intercolegial diante do Cejan (Araruama). O primeiro quarto fechou em 8 a 0, nada muito elástico. Já no segundo, a garotada de Araruama deu uma melhorada e parecia que as coisas ficariam mais equilibradas, com a etapa finalizada em 5 a 2 para os tijucanos. O problema é que a pontuação dos jovens da Região dos Lagos parou por aí e o placar fechou em 32 a 2.

Já no fim do dia, o melhor confronto: Colégio Militar (Tijuca) contra Colégio Santa Mônica. Atual vice, o CSM era o favorito e começou melhor. A equipe do técnico Felipe Alexandre fechou o primeiro quarto com sete pontos de vantagem. Na segunda etapa as equipes apresentaram muitos erros e a diferença caiu um pouco. No terceiro quarto é que o Colégio Militar acordou, passou a frente e não perdeu mais, fechando em 19 a 15.

No jogo que fechou a rodada das oitavas de final, a Eterj (Santíssimo), que havia surpreendido no basquete 3x3 e ficou com o título na categoria mista, não conseguiu manter o bom retrospecto e foi derrotada por 22 a 8 pelo Centro Educacional Elpídio da Silva (Padre Miguel).O primeiro quarto fechou em 9 a 0 e, com a vantagem desde o início, a garotada de Padre Miguel só administrou o placar.

Confira os resultados:

Marista São José (Tijuca) 17 x 9 Colégio e Escola Técnica Triângulo (Bento Ribeiro)

Escola Técnica Estadual Henrique Lage (Niterói) 25 x 16 CENSA (Campos dos Goytacazes)

LISAM (Nova Iguaçu) 45 x 7 Centro Educacional Luiz de Camões (Jacarepaguá)

Colégio Estadual Edmundo Peralta Bernardes (Paty dos Alferes) W x O Colégio Estadual Professor Antônio Maria Teixeira Filho (Leblon)

ABEU Colégios (Belford Roxo) 36 x 18 Colégio Notre Dame (Ipanema) 

Colégio Pedro II (Tijuca) 32 x 2 CEJAN (Araruama) 

Colégio Militar (Tijuca) 19 x 15 Colégio Santa Mônica (Jacarepaguá)

Centro Educacional Elpídio da Silva (Padre Miguel) 22 x 8 ETERJ (Santíssimo)




Voltar