Oito escolas vão disputar os quatro títulos do vôlei, no próximo sábado (30), no Sesc São João de Meriti
A bola voltou a subir neste domingo (24), no ginásio Sesc de São João de Meriti, para a disputa do vôlei do 42° Intercolegial Sesc/O Globo. As semifinais da modalidade indicaram um equilíbrio poucas vezes visto, com oito escolas diferentes nas disputas pelos títulos das quatro categorias não federadas: sub-15 e sub-18, ambas nos naipes feminino e masculino. Os classificados foram o Pedro II, o Apollo 12, a Elite Rede de Ensino, o Garriga de Menezes, o Notre Dame, além dos GEOs Félix Venerando, Nelson Prudêncio e Doutor Sócrates.
Na partida que abriu o dia, o GEO Félix Venerando, do Caju, levou a melhor na categoria não federada sub-15 masculina, contra o Garriga de Menezes, de Jacarepaguá, que começou bem a partida e abriu vantagem. Porém, a grande atuação de Lucas Samuel fez a diferença para a escola da rede pública municipal fechar o jogo e chegar à classificação, com parciais de de 25 a 21 e 25 a 20.
Já na categoria sub-18 não federada feminina, o primeiro set foi marcado pelo equilíbrio. Pedro II e Garriga de Menezes alternaram a liderança do placar com ralis emocionantes. A primeira parcial foi vencida pelo Pedro II por apenas dois pontos (26 x 24). A vaga na finalíssima veio com placar de 25 a 18. Os destaques da vitória ficaram por conta de Dani Fonseca e Nina Driolli.
O duelo das meninas de até 18 anos, entre o CEMM (Centro Educacional Meireles Macedo), de Guaratiba, e a Elite, foi marcado pela bela disputa das torcidas. Dentro de quadra, a equipe do Elite iniciou impondo seu ritmo. Com boa atuação em conjunto e aces de Yasmin e Nayara, elas triunfaram com larga vantagem: 25 a 17.
No segundo set, o CEMM reagiu e abriu a dianteira do placar. A Elite ainda perdeu a camisa 15, Tawany, por lesão, e mesmo assim recuperou seu nível de atuação e fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 25 a 17 e 25 a 19.
Com muita inspiração e transpiração, os GEOs fizeram o melhor jogo do dia pela categoria sub-15 não federada masculina. O Nelson Prudêncio, da Ilha do Governador, levou a melhor sobre o Juan Samaranch, de Santa Teresa. O Samaranch, contando com apoio de sua torcida, até saiu na frente no primeiro set (25 a 21). No entanto, o adversário buscou a igualdade e venceu por 25 a 13 o segundo.
No tie-break, nova emoção. O GEO de Santa Teresa teve mais de um match point para fechar o confronto, mas o Nelson Prudêncio mostrou força mental, virou o placar e saiu classificado. Romário, Luiz e Thiaguinho foram os nomes da remontada que terminou em 16 a 14.
Na mesma categoria, mas no feminino, o GEO Doutor Sócrates triunfou sobre o CEMM. Com grande número de acertos no saque - especialmente com Maria Luiza - e forte poder coletivo, elas superaram as adversárias com autoridade. Vitória por 2 a 0 do time de Guaratiba, com parciais de 25 a 9 e 25 a 14.
Na penúltima partida do sábado, o Garriga de Menezes confirmou seu favoritismo contra o GEO Samaranch e avançou para lutar pelo tricampeonato na categoria sub-15 não federada feminina. A escola atuou de forma praticamente perfeita e terminou com 2 sets a 0 no placar. As jovens mostraram entrosamento em alta dentro da quadra e venceram com parciais de 25 a 12 e 25 a 9.
O jogo que fechou o dia também foi cercado de emoção e com reviravoltas. O Notre Dame teve desempenho incrível no primeiro set e levou por 25 a 13. Já no segundo, foi a vez da Elite controlar o confronto. Com performance acima da média de Marcos e João, o time venceu por 25 a 20.
No tie-break, o Notre Dame voltou a encontrar o ritmo do começo da partida e contou com o acerto dos saques de Raul para definira classificação à final em vitória por 15 a 10 - fechando em 2 a 1 no placar -, pela categoria sub-18 não federada masculina.
Pela outra chave, o Apollo 12, de Santa Cruz, por sua vez, garantiu sua vaga na decisão para enfrentar o Notre Dame, após o IFF Macaé não comparecer ao ginásio. Vitória por WO.
Confira os resultados das semifinais do vôlei do 42° Intercolegial, uma realização do jornal O Globo, com apresentação do Sesc RJ e produção da Abadai:
GEO Félix Venerando 2 x 0 Garriga de Menezes - sub-15 não federada masculina
Pedro II 2 x 0 Garriga de Menezes - sub-18 não federada feminina
Apollo 12 W x O IFF Macaé - sub-18 não federada masculina
Elite Rede de Ensino 2 x 0 CEMM (Centro Educacional Meireles Macedo)- sub-18 não federada feminina
GEO Nelson Prudêncio 2 x 1 GEO Juan Samaranch - sub-15 não federada masculina
GEO Doutor Sócrates 2 x 0 CEMM - sub-15 não federada feminina
Garriga de Menezes 2 x 0 GEO Samaranch - sub-15 não federada feminina
Elite 2 x 1 Notre Dame - sub-18 não federada masculina
FOTO: Ari GomesVoltar