O polo aquático do Intercolegial 2013 mostrou o domínio de duas escolas. O Colégio São Bento, do Centro, faturou pela segunda vez seguida o título da categoria livre não federado masculino; já os meninos do CEL, do Jardim Botânico, sagraram-se tricampeões da livre federado.
Num confronto bastante equilibrado, o São Bento superou por 2 a 1 o Colégio Naval, de Angra dos Reis, para conquistar o primeiro lugar. O técnico da escola do centro da cidade, Rafael Farias, estava satisfeito pelo retorno obtido por seus jogadores, que estudam em tempo integral, batalharam bastante para vencer e saíram recompensados.
– Normalmente treinamos duas vezes na semana. O São Bento é muito voltado para o estudo. Muito forte. Então, quando organizamos treinos, os garotos até deixam de comer – conta Rafael.
– Como não temos outras competições, a dedicação é totalmente voltada para o Intercolegial – completou o treinador.
Pelo terceiro ano consecutivo, os meninos do CEL venceram os rivais do Legrand, no clássico da Zona Sul. O técnico João Brandão mostrou resignação, mas já projeta confrontos futuros e espera levar a melhor em breve.
– É o terceiro ano seguido que perdemos para o CEL. Para mim é um pouco difícil falar disso (risos). Mas vamos voltar ano que vem. Essa rivalidade ainda não acabou e vai continuar no Intercolegial. Desta vez acho que foi o mais disputado. As equipes se alternando na frente do placar – acredita Brandão, que além de treinar o Legrand, também comanda a equipe de polo aquático do Botafogo.
De fato, a disputa entre CEL e Legrand, pela final do livre masculino, foi a mais acirrada e acabou sendo decidida somente na prorrogação. No fim, o CEL venceu por 8 a 6. O grande destaque da decisão foi Guilherme Oneto, que marcou nada menos do que sete dos oito gols do colégio da Lagoa.
– Temos um time de federados muito bom, alguns são de seleção brasileira. O time do Legrand é do mesmo nível, com atletas federados também. Antes do jogo a gente reúne, orienta, pois só podemos ter quatro federados na piscina. Os federados ajudam muito também nesse aspecto – ressaltou Renê Santos, técnico do CEL.
O bronze da categoria livre (federados) ficou com os meninos do Colégio Pedro II, da Tijuca. Na decisão pelo terceiro lugar, a escola da rede pública venceu por 6 a 4 o São Bento.
Mais uma vez o Legrand marcou presença com boa campanha no polo aquático. Além do vice-campeonato entre federados, a escola de Botafogo faturou o bronze entre não federados ao vencer por 8 a 3 o Abeu Colégios, de Belfort Roxo.
A Abadai Eventos, produtora do Intercolegial 2013, agradece o apoio do Botafogo de Futebol e Regatas, parceiro dos jogos, por mais uma vez ter cedido a piscina, e a Federação Aquática do Rio de Janeiro (Farj) por disponibilizar o material para disputa do polo aquático.
FOTO: ARI GOMES