Poliglota, dominicana Sara Jefline fatura a prata sub-13 do xadrez para o GEO Luther King
Clique para ampliar

A evolução do GEO Martin Luther King aumenta a cada edição do xadrez do Intercolegial Sesc/O Globo. Nesta temporada, a escola da rede pública municipal deu show nos tabuleiros, com dois títulos e dois terceiros lugares. Campeão sub-13 feminina, O GEO da Praça da Bandeira ganhou as medalhas de ouro e prata da categoria, com Sophia Magalhães e Sara Jefline, respectivamente.

Nascida na República Dominicana, Sarah Jefline foi derrotada na decisão da categoria, mas tratou de valorizar, e muito, a medalha de prata, até porque o ouro e o título da categoria ficaram com o Martin Luther King, sob comando do professor Daniel Matos. A jovem de 13 anos não cabia em si de tanta felicidade.

— Eu agradeço por essa oportunidade e também ao meu professor. Estou muito feliz por saber jogar xadrez e conquistar o segundo lugar pela minha escola — revela Sarah, acrescentando que o suporte de todos lhe encheu de confiança:

— Tudo que eu aprendi aqui foi graças ao meu professor (Daniel Matos) meus pais e minha família, porque me deram a oportunidade e me apoiaram sempre, perdendo ou ganhando.

Os pais de Sarah são do Haiti e vieram para o Brasil no começo de sua infância. Além de português, a medalhista de prata do Intercolegial fala francês, espanhol e crioulo da Guiné-Bissau, que é uma língua africana. Sarah, entretanto, não está satisfeita e garante que pretende ampliar ainda mais seus conhecimentos.

—  Agora eu estou aprendendo inglês, para se quiser viajar com meus pais, ajudar eles com alguma coisa —  explicou.

FOTO: Ari Gomes




Voltar