Presente desde a primeira edição do Inter, xadrez é a atração do fim de semana, no Sesc Nova Iguaçu
Clique para ampliar

O fim de semana será de reis, rainhas, cavalos, bispos, torres e peões. Com mais de 500 alunos na disputa e milhares de pessoas envolvidas, o xadrez do 42° Intercolegial Sesc/O Globo invadirá o Sesc Nova Iguaçu, neste sábado (24), dia da competição feminina, e no dia seguinte, quando os meninos se enfrentarão, sempre a partir das 9h. Às 8h, o Salão Nobre, local dos duelos, já estará aberto.

Todos devem chegar cedo para não correr riscos de atrasos. Para saber os confrontos, clique aqui. O Xadrez será dividido em oito categorias: sub-13 não federada masculina/feminina para atletas nascidos após 2011 (inclusive); sub-15 não federada masculina/feminina para atletas nascidos após 2009 (inclusive); sub-18 não federada masculina/feminina para atletas nascidos até 2006 (inclusive); e sub-18 livre masculina/feminina para atletas nascidos até 2006 (inclusive).

A estreia do xadrez no Intercolegial foi justamente em sua primeira edição. Eram outras épocas e, no longínquo ano de 1983, 472 colégios se inscreveram. A tradicional modalidade, entretanto, não fez parte de todos os anos. Há pelo menos 13 anos seguidos, os tabuleiros fazem parte dos Jogos entre estudantes mais tradicionais do Brasil.

Aliás, as peças pretas e brancas foram responsáveis pela continuidade do Inter mesmo durantes os períodos mais difíceis da pandemia. Sim, em 2020 o xadrez foi disputado, só que de forma online. O GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, fez história e é o único campeão do Intercolegial no último ano desta década.

Em 2021, os desafios continuaram. O Intercolegial foi disputado sob rígido protocolo sanitário e o xadrez foi considerado um dos momentos mais difíceis por reunir grande quantidade de pessoas na sede de Bento Ribeiro da Santa Mônica Rede de Ensino. Depois de mais de 150 testes de covid, a anfitriã da modalidade fez bonito e abiscoitou três categorias. O GEO Doutor Sócrates, o GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, e o Loide Martha, de Caxias, foram os demais campeões da 39ª edição do Inter.

Agora, enxadristas de 32 escolas vão escrever uma nova página dos tabuleiros no 42° Intercolegial, uma uma realização do jornal O GLOBO, com apresentação do Sesc RJ e produção da Abadai. Que comecem os jogos!!!

FOTOS: Ari Gomes




Voltar