A rodada de sete jogos – realizada no ginásio do Colégio Pio XI, em Ramos –, definiu os finalistas de três categorias e os semifinalistas de outras quatro no basquete do Intercolegial 2013. No duelo mais emocionante do dia, o Colégio Estadual Professor Antônio Maria Teixeira, do Leblon, venceu por 52 a 43 o CEL, do Jardim Botânico, e garantiu vaga entre os quatro melhores da categoria sub-18 federado masculino.
Com muitos atletas federados pelo Flamengo defendendo as duas equipes, o clássico da Zona Sul teve nível técnico elevado. Depois de estar à frente do placar durante quase toda a partida, o Antônio Maria viu o CEL virar o jogo no último quarto, com placar de 38 a 37. A maior experiência em quadra, entretanto, acabou sendo decisiva para a vitória da escola da rede pública.
Com 2,03m, o pivô Jaeder Gabriel Magalhães, de 16 anos, foi fundamental para a vitória do Antônio Maria e acabou vencendo duelo particular com Kayo Gonçalves, que mede 1,95m e tem apenas 14 anos.
– Contamos com muitos atletas que jogam pelo Flamengo, assim como nosso adversário também. É diferente jogar contra amigos, mas é gostoso, pois podemos nos conhecer melhor como adversários. Sem contar as brincadeiras – revela Jaeder, autor de 13 pontos para o Antônio Maria.
Presente em três partidas, o Pio XI aproveitou bem o fator mando de quadra e saiu vitorioso em duas. Os meninos e as meninas sub-18 não federados se classificaram para as semifinais, com vitórias por 34 a 9 sobre o Colégio Naval (Angra dos Reis); e por 23 a 12 sobre o Marista São José (Tijuca), respectivamente. Pela semifinal da sub-13 não federado feminino, a escola de Ramos foi superada por 12 a 8 pelo Independência, de Caxias.
Acostumado a frequentar os pódios do basquete, o poderoso Colégio Santa Mônica se classificou para a final da sub-13 não federado feminino, ao vencer por 19 a 5 a Escola Municipal Álvaro da Fonseca Lontra, de Miracema. A escola também está presente em mais três semifinais: sub-18 não federado masculino; sub-18 não federado feminino; e sub-18 federado masculino.
A Escola Municipal Princesa Isabel, de Santa Cruz, derrotou por 32 a 15 o Cruzeiro, de Jacarepaguá, e jogará a final da categoria sub-15 não federado masculino.
FOTO: ARI GOMES