Revelações do Inter conquistam 15 medalhas no Pan-Americano Toronto 2015
Clique para ampliar

Os Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 chegaram ao fim no último domingo, com o Brasil aparecendo em terceiro lugar no quadro geral de medalhas (41 de ouro, 40 de prata e 60 de bronze - 141 no total). A posição foi a mesma alcançada em Guadalajara 2011, com uma vantagem mais expressiva em relação a Cuba, quarta colocada em ambos os Jogos. Na delegação brasileira estavam 25 ex-alunos de escolas do Rio de Janeiro que surgiram no Intercolegial. E desse grupo, 14 ganharam 15 medalhas: seis de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. 

Liderando a lista está Hugo Calderano, a nova sensação do tênis de mesa. Aos 19 anos e atuando pelo Ochsenhaussen, da Alemanha, o mesatenista, que defendeu o Colégio Santo Inácio (Botafogo) faturou duas medalhas douradas - uma no individual e outra por equipes - e começa a trilhar um caminho vitorioso na modalidade, podendo até se tornar um dos grandes nomes do esporte mundialmente. Outros três atletas que também debutaram em Pan-Americanos com estilo foram o nadador Matheus Santana, de 19 anos, (Colégio Legrand, de Botafogo) - ouro no 4x100 livre -, o velocista Vitor Hugo dos Santos, de 19 anos, (Escola Municipal Silveira Sampaio, de Curicica) - prata nos 4x100 metros rasos - e a jogadora de handebol Tamires Morena, de 21 anos, (CAP Paulo Gissoni, de Realengo, e Colégio Percepção, de Irajá), que ajudou o Brasil a ser campeão dos Jogos pela quinta vez seguida. 

Continuando no handebol, Francisco José "Zeba" Pacheco Filho e Diogo Hubner, ambos de 32 anos e ex-alunos do Centro Educacional de Niterói vingaram a derrota para a Argentina no último Pan e conquistaram o título. Ainda nos esportes de quadra, Michele Pavão, de 28 anos e ex-aluna do Centro Educacional da Lagoa (Jardim Botânico) faturou a prata no vôlei. Mudando de esporte, o polo aquático saiu de Toronto com a prata no masculino e o bronze no feminino. Os representantes do Inter na modalidade foram: os irmãos Bernardo (22 anos) e Guilherme (19) Oneto e Vitória Chamorro (19), do CEL; Jonas Crivella, de 28 anos, do Colégio Santa Mônica (Jacarepaguá) e Marina Canetti, de 32 anos, que defendeu os colégios Notre Dame e Princesa Isabel. 

Fechando o quadro de medalhas do Inter no Pan, dois bronzes conquistados no judô: Rafaela Silva (até 53 Kg), de 23 anos e ex-aluna do Colégio Alfa Cem (Jacarepaguá) e Victor Penalber (até 81 Kg), de 25 anos e ex-aluno do CEL.





Voltar