Samaranch entra para a história do xadrez no Intercolegial
Clique para ampliar

As escolas da rede pública fizeram história no xadrez do Intercolegial, que marcou a volta da 32ª edição dos jogos após dois meses de pausa, em razão da Copa do Mundo e das férias escolares de julho. A competição, disputada no ginásio do Sistema Elite de Ensino, unidade de Vila Valqueire, consagrou o GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, com a melhor campanha. Colégio Estadual João Kopke, do município de Paulo de Frontin, e Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, do Maracanã, completaram a galeria de vencedores da modalidade.

O Samaranch foi o primeiro da rede pública na história da maior competição entre estudantes do Brasil a ter o melhor desempenho no xadrez, ao conquistar todas as categorias entre as meninas (jovem, livre não federado e livre) e ainda ficar com um ouro na jovem masculino.

– Ano passado, eu tinha chegado no colégio a dois meses da competição e ainda conseguimos ficar entre os primeiros. Depois, eu disse: “ano que vem vamos fazer mais”. Trabalhamos bastante e ficamos em primeiro no geral. Sabe a importância que tem isso? Em 32 edições do Intercolegial, é a primeira vez que uma escola da rede pública consegue a primeira colocação. Todos estamos muito felizes – disse Antônio Holanda técnico de xadrez do GEO Samaranch.

Dono da melhor campanha do ano passado, o Sistema Elite foi o afitrião do xadrez nesete ano e também fez bonito. A escola, comandada pelo técnico Pietro Ferraz, faturou dois vice-campeonatos (jovem masculino e livre feminino), além de dois bronzes (livre masculino e livre não federado feminino).

A campanha inédita das escolas da rede pública teve ainda as vitórias da Ferreira Viana (livre não federado masculino) e do João Kopke (livre masculino). Colégio e Curso CEM, do Engenho de Dentro; Garriga de Menezes, de Jacarepaguá; Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva, de Trajano de Morais; faturaram os vice-campeonatos da livre masculino, jovem feminino e livre não federado feminino, respectivamente.

GEO Felix Venerando, do Caju, Colégio Santa Mônica e Colégio Militar, da Tijuca, também marcaram presença no pódio.





Voltar