Sesc promove visitas de atletas e ex-atletas de alto nível a cinco escolas e impulsiona o Dia do Desafio no Intercolegial
Iniciado em 1983, no Canadá, o Dia do Desafio chegou nesta quarta-feira (29) ao Intercolegial Sesc/O Globo e — como não poderia ser diferente —, o sucesso foi absoluto. Responsável pela inserção dos Jogos na iniciativa internacional de combate ao sedentarismo, o Sesc Rio fez a festa de cinco escolas, que receberam visitas ilustres de atletas olímpicos para alegria de centenas de alunos, professores, funcionários e diretores, que lotaram as dependências destas instituições.
Chamado carinhosamente de Visita dos Olímpicos, o plus proporcionado pelo Sesc para o Dia do Desafio promoveu encontro de grandes ídolos do nosso esporte com escolas participantes do Inter. Assim, as instituições tiveram oportunidade de receber atletas e ex-atletas de alto nível para palestrar e participar de uma atividade física no seu esporte.
Diante de uma arquibancada lotada, Marcelinho Machado falou de sua experiência nas Olimpíadas atuando pela seleção brasileira de basquete para os alunos do Camões Pinochio, que fizeram perguntas ao ex-jogador do Flamengo. A escola de Jacarepaguá foi contemplada justamente por ter sido campeã na modalidade no ano passado.
Figura que já se tornou uma referência no Intercolegial, Giovane Gávio levou a criançada do GEO Juan Samarnach, de Santa Teresa, a loucura. A escola, por sinal, é a atual bicampeã do vôlei sub-15 dos Jogos. O bicampeão olímpico ficou entusiasmado com a vocação para o esporte da instituição que pertence à rede pública municipal.
— Foi muito bacana estar aqui no GEO Samaranch, que tem uma cultura e uma garotada que vibra muito com o esporte, praticando varias modalidades. Percebi muita qualidade tanto no toque, como na manchete dos alunos que jogaram vôlei. Fiquei muito feliz! — festejou Giovane, que também falou sobre o Dia do Desafio:
— Vamos desafiar as pessoas a ter uma atividade física regular, buscando o bem-estar, os prazeres do esporte e os benefícios da atividade física, Foi fantástico, sensacional!
Presente ao pódio de todas as categorias do skate do Intercolegial 2023, o Loide Martha recebeu a visita de Nilo Peçanha, atleta profissional na modalidade bowl. O skatista não escondeu sua emoção por ver o esporte pelo qual é apaixonado chegar às escolas.
— Hoje estou realizando um sonho!
Hexacampeã geral seguida do Inter, a Santa Mônica Rede de Ensino ganhou títulos em praticamente todas as modalidades. A vitória no vôlei de praia masculino rendeu a presença de Natasha e Giulia, que formam a dupla campeã do Sesc Botafogo nas areias. As meninas da equipe alvinegra estiveram na unidade histórica de Bento Ribeiro, a primeira que deu origem a outras unidades da escola que se tornou uma potência do esporte entre estudantes.
O handebol é um dos esportes mais tradicionais do Inter e jamais poderia ficar de fora. O grande felizardo foi o Ciep Jean Baptiste Debret, de São João de Meriti, atual campeão sub-14 feminino dos Jogos. Os alunos puderam ver de perto Idalina Mesquita, para deleite dos atletas da modalidade da escola pública da Baixada, principalmente das meninas, que se emocionaram com a visita de uma medalhista de ouro dos Pan-Americanos de Winnipeg, Santo Domingo e Rio. Daly, como é conhecida, é formada em educação física e participou do Intercolegial pelo Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara, de São Gonçalo, onde nasceu.
As 25 escolas participantes do Inter inscritas no Dia do Desafio deram um show, com presença maciça de alunos muito comprometidos e entusiasmados. A Santa Mônica Rede de Ensino, o Loide Martha e o GEO Samaranch contaram com presenças ilustres, que deram brilho especial à iniciativa. Vale ressaltar que o Ciep Debret e o Camões Pinochio não se inscreveram, mas foram contemplados pelas Visitas Olímpicas por títulos conquistados na temporada passada.
Na foto abaixo, de Ari Gomes, o skatista Nilo Peçanha posa no Loide Martha.
Voltar