Sesi aposta em nova tríade de projetos
Um é pouco; dois é bom; três é demais. Com base nesse raciocínio o Sesi de Jacarepaguá inscreveu, novamente, o limite máximo de projetos no concurso Furnas Educa: ideias criativas para um consumo consciente de energia alternativa.
O primeiro visa a instalação em condomínios ou prédios corporativos. Dentro da tubulação pluvial, assim como nas tubulações comuns, seria instalada uma turbina, para que, com o escoamento da água na tubulação, o dispositivo possa rotacionar, movimentando o eixo ao qual estaria interligado, O eixo, por sua vez, estaria conectado a um gerador que transformaria a energia mecânica em elétrica, que seria direcionada para um transformador elevador e depois para uma bateria. A energia final seria direcionada para áreas comuns do estabelecimento.
O segundo é uma inovação da já existente placa solar. Ele pretende maximizar a produção de energia solar por metro quadrado, posicionando placas de forma vertical em relação ao solo e utilizando espelhos para direcionar a luz para todas as placas, permitindo assim, uma maior quantidade de placas por metro quadrado e, consequentemente, uma maior capacitação da luz solar.
O terceiro também usa placa solar, mas para outra função. Instalada no topo de uma torre, a placa teria acoplada um braço mecânico. O sensor UV seria retirado, tendo assim um custo benefício maior. O braço mudaria a angulação a cada minuto, fazendo a placa mudar de posição conforme a luz do sol. No lugar do sensor UV, teria uma bateria e um módulo de conexão WI-FI. A partir de um aplicativo, a pessoa acessaria o sistema com informações da torre, da placa e da bateria e reservaria uma entrada USB para recarregar celular, tablets, notebooks ou outros aparelhos móveis.
Lembrando a todos que a edição 2016 de Furnas Educa vem com novidades. Os prêmios serão divididos para colégios técnicos e não técnicos, possibilitando uma diversidade de vencedores, que, além das benfeitorias, ganham um pacote de viagem para conhecer o Parque Eólico de Furnas de Natal (RN).
Voltar