Skate terá pista de padrão excelente, em disputa na Vila Olímpica do Encantado, dia 23 de outubro
Clique para ampliar

Enquanto a bola não sobe para o basquete 3x3, neste sábado (16/10), o skate dominou as atenções do Inter 2021, com a realização do Congresso Técnico, quarta-feira passada (13/10), na unidade de Madureira do Santa Mônica Centro Educacional. Será a quarta edição da modalidade e pela primeira vez a disputa terá uma pista própria, na Vila Olímpica do Encantado, na Zona Norte do Rio, já que nas ocasiões anteriores a estrutura era construída nos locais da competição.

O momento do skate é de magia pura, após a estreia olímpica, realizada neste ano nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Tudo está dando certo em todo o mundo e também no Brasil, que fez história com a medalha de prata de Rayssa Leal, com apenas 13 anos. Responsável por toda parte técnica da modalidade no Intercolegial, Bruno Funil, que faz parte da Confederação Brasileira de Skate, comemorou bastante a presença nos Jogos.

— Considero extremamente importante a quarta edição do skate no Inter. É a união da competição mais tradicional entre estudantes do Brasil e o esporte que mais cresceu nacionalmente nos últimos anos. Considerando o sucesso nas Olimpíadas, o skate está naquele movimento de foguete: para o alto e avante. Novas pistas estão surgindo, novos talentos, atletas tanto no feminino como no masculino pipocando em todo o Brasil. Quem for conferir o skate, vai se deparar com algo bem bacana — garante Bruno, que comemorou a melhora da modalidade em termos de estrutura:

— Será a primeira vez que vamos realizar a competição numa pista de skate de verdade. As três primeiras disputas da modalidade no Inter foram em locais que tivemos de adaptar a estrutura e agora vamos ver as manobras numa pista de padrão excelente, uma pista que fica dentro da Vila Olímpica do Encantado e reúne todos os fundamentos do street skate, que é adotada no Inter e a galera pode esperar o melhor.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos skatistas para enfrentar a contaminação do coronavírus, Funil espera uma disputa à altura do sucesso dos brasileiros mundo afora. Nem a falta de público tira o ânimo e a expectativa de mais um dia de muita vibração deste esporte que arrebatou os brasileiros.

— Muitos dos atletas tiveram que fazer uma pausa na sua frequência de treinamentos devido à pandemia, mas o skate, pelo fato de ser um esporte individual, não foi tão afetado, como outras modalidades, que envolvem contato. Vamos reunir boas condições de pista, uma galera super motivada, após o sucesso do skate brasileiro mostrado ao mundo todo nas Olimpíadas de Tóquio. Podemos esperar muita motivação e, claro, nível técnico altíssimo. O Rio de Janeiro sempre foi berço de grandes atletas do país e os atletas do futuro estarão presentes — encerra.

Confira as escolas que vão participar do skate:

Centro Educacional Luiz de Camões — Freguesia
Colégio Curso Intellectus — Piratininga
Colégio Marista São José — Barra da Tijuca
Escola Municipal Cívico Militar Carioca — Rocha
Escola Municipal Professor Edilson Duarte — Cabo Frio
Emoc Juan Antônio Samaranch — Santa Teresa
Emoc Nicarágua — Realengo
Escola Bretanha — Ilha do Governador
Grupo Sócrates de Ensino — Niterói
Instituto Federal Fluminense — Maricá
Loide Martha — Caxias
Rede Daltro Educacional — Recreio
Santa Mônica Centro Educacional — Cascadura
Sesi Maracanã
Sesi Tijuca

FOTO: Ari Gomes




Voltar