#tbt skate: Relembre a campanha do Loide Martha, presente em todos os pódios da modalidade, disputada na Vila Olímpica do Encantado
Bons desempenhos no Intercolegial já são regra há basntante tempo para o Instituto Loide Martha. Aproveitando a quinta-feira, embarcamos num tbt com o atual vice-campeão geral dos Jogos para relembrar o ótimo desempenho da escola de Caxias no skate. Dos seis possíveis pódios, o Loide esteve presente em todos, desde o sub-8 ao sub-18, no feminino e no masculino, na competição disputada na pista da Vila Olímpica do Encantado, na Zona Norte da Cidade Maravilhosa.
Com 14 atletas distribuídos entre as seis categorias, o professor Vinicius Martins não teve tarefa fácil nos últimos meses. Há pouco mais de 90 dias como treinador de skate da escola, o skatista precisou otimizar o tempo com os alunos, e os resultados mostraram que o trabalho deu certo.
Mesmo com apenas duas aulas dadas à categoria sub-8 feminina, Maria Cecília Pereira e Lara Alves mostraram evolução e conquistaram o segundo lugar geral para o Loide Martha. Vinicius não escondeu a felicidade depois da apresentação das meninas e comentou sobre a força de vontade delas.
— São crianças que nunca tiveram contato com o skate e, ao longo desses três meses, tiveram uma evolução bizarra. Muito importante para eles. E as meninas tiveram duas aulas. Para mim, como skatista, isso é muito pouco, mas pela determinação das crianças, o skate não é um esporte difícil. Estou muito feliz em vê-los com poucas aulas, andando aqui no Intercolegial e representando o Loide Martha, que reconheceu o meu trabalho — conta Vinicius Martins, que também falou sobre o sentimento de estrear nos Jogos entre estudantes mais tradicional do Brasil:
— É um processo muito legal. Muito gratificante estar fazendo parte do Intercolegial. É a minha primeira vez como técnico de uma escola, pois também estou tendo essa experiência nova na competição. Está sendo uma experiência muito boa tanto para mim quanto para os atletas.
O treinador do Loide Martha também abordou a importância do incentivo ao esporte no Brasil, principalmente nas escolas. Vinicius disse que através da prática esportiva as crianças conseguem fugir das telas, relaxar e movimentar o corpo para uma vida mais saudável.
— Eu também trabalho com rodas de conversa com eles, perguntando sobre as dificuldades, e muitos falam que o skate é uma terapia. É muito importante ver que o skate está dando certo com as crianças, com os jovens e dentro das escolas. O Intercolegial é muito importante para incentivá-los a andar de skate, a praticar esportes e não ficar muito no telefone — finalizou Vinicius Martins.
FOTOS: Ari GomesVoltar