Títulos do xadrez feminino são divididos entre quatro escolas diferentes, em disputa no Sesc Nova Iguaçu
Clique para ampliar

A emoção e o calor das quadras deu lugar ao silêncio e à concentração neste sábado (24), quando foi disputado o xadrez do 42° Intercolegial Sesc/O Globo. O Sesc Nova Iguaçu abriu as portas de seu salão nobre para as disputas femininas no primeiro dia de duelos da modalidade. Quatro escolas diferentes se sagraram campeãs: o GEO Martin Luther King, a Escola Municipal Jornalista Carlos Castelo Branco; o Loide Martha; e a Santa Mônica Rede de Ensino. Amanhã, os embates masculinos finalizam a competição.

Do alto de seus mais de 15 anos no comando do xadrez do Intercolegial, Élcio Mourão não poupou elogios à estrutura do Sesc Nova Iguaçu. Ele também fez questão de enaltecer a divisão das categorias feminina e masculina em dias diferentes, iniciada no ano passado.

— O local que o Sesc ofereceu para nós foi muito bom. Ar-condicionado, um salão muito bacana. Ficou muito legal esse ano a competição. Nós já estávamos com um número de inscrições muito grande e a competição estava precisando de um local mais adequado para um número de 600 alunos jogando ao mesmo tempo. Por isso é importante dividir os jogos em dois dias — explica Élcio.

Por volta das 9h, peões, bispos, torres, cavalos, damas e reis começaram as batalhas rumo ao topo do pódio. No meio da tarde, os campeões começaram a ser conhecidos. As escolas da rede pública foram as grandes protagonistas do dia. Melhor ainda para o GEO Martin Luther King, da Praça da Bandeira, que ganhou a sub-13 não federada e ficou com o bronze sub-15 não federada, ambas femininas.

Sempre muito forte nos tabuleiros, a Santa Mônica Rede de Ensino não passou em branco e beliscou o título sub-18 livre. O Loide Martha, de Caxias, finalizou os vencedores do dia, com o primeiro lugar na sub-18 não federada.

O GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, e o GEO Rose Dalmaso, de Teresópolis, foram as outras escolas a subir duas vezes no pódio. A primeira chegou em segundo duas vezes: na sub-13 e na sub-18. Já a instituição de fora do Rio faturou  o vice-campeonato da sub-15 e o bronze na sub-18.

O 42° Intercolegial é uma uma realização do jornal O GLOBO, com apresentação do Sesc RJ e produção da Abadai

Confira os pódios das quatro categorias femininas do xadrez:

Sub-13 não federada

1. GEO Martin Luther King
2. GEO Doutor Sócrates
3. GEO Félix Venerando

Sub-15 não federada

1. Escola Municipal Jornalista Carlos Castelo Branco
2. GEO Rose Dalmaso 
3. GEO Martin Luther King 

Sub-18 não federada

1. Club Loide Martha 
2. Colégio São Cristóvão 
3. GEO Nelson Prudêncio 

Sub -18 livre

1. Santa Mônica Rede de Ensino 
2. GEO Dr. Sócrates 
3. GEO Rose Dalmaso




Voltar