As forças ficaram divididas nas finais do basquete de rua do Intercolegial 2013, realizadas no estacionamento do restaurante McDonald’s, no Engenho de Dentro. Elpídio da Silva, de Padre Miguel, CEL, do Jardim Botânico, e ADN Master, do Méier, foram os campeões da modalidade.
O confronto mais acirrado foi entre Elpídio da Silva e Colégio Santa Mônica, na decisão da jovem misto. A escola da Zona Oeste venceu por 7 a 6 e quebrou sequência do adversário que vencera todas as outras edições da categoria.
Nas disputas das categorias federadas, prevaleceu a tradição. Entre os meninos, o CEL comprovou a excelência de seu projeto de trabalhar com alunos/atletas. A escola do Jardim Botânico derrotou por 12 a 5 o Pedro II, da Tijuca, e ficou com o título da categoria livre masculino.
Veterano de Intercolegial, o técnico Renê Santos reconheceu que seu trabalho é apenas dar todas as condições para que seus alunos atinjam o melhor rendimento. É claro que, muitas vezes, o professor do CEL interfere e ajuda com sua experiência.
– Esse título é deles. Eles sabem tudo. Todos são federados, jogam em alto nível em seus clubes. Então apenas busco orientá-los – conta Santos.
Único a disputar duas finais, o Pedro II mostrou sua capacidade para revelar atletas, todos crias do colégio. As meninas também não resistiram e acabaram superadas por 11 a 3 pelo ADN Master, potência do basquete feminino, tanto de rua como de quadra.
– No feminino perdemos para o AND Master. Já sabíamos que seria um adversário muito forte e chegamos bem no masculino também. Temos um bom grupo, com atletas federados. O problema é que ficamos um tempo sem quadra para treinar. Uma das quadras estava em reforma e a outra, em um treino, a tabela foi quebrada. Então tivemos apenas uma semana para nos prepararmos – afirmou Italo Gonçalves, professor do Pedro II.
Nas disputas pelo bronze, destaque para o Loide Martha, que venceu duas decisões de terceiro lugar. Campeões no ano passado, os meninos da categoria livre derrotaram por 9 a 5 o Colégio Santa Mônica. Já os estreantes da jovem misto superaram por 15 a 1 o ADN Master.
O Elpídio da Silva encerrou sua campanha no basquete de rua 2013 com o bronze na livre feminino, na qual venceu por 12 a 5 o Colégio Santa Mônica.
FOTO: ARI GOMES