Vasco da Gama conquista título de quadra pela primeira vez no Inter
Clique para ampliar

Conhecido pela força futebolística e no remo, o basquete é outro esporte de muita tradição no Vasco. Quem não se lembra do Brasileiro de 1997, quando o Cruz-Maltino venceu com o norte-americano Charles Byrd arrebentando em quadra? Ou dos timaços montados no início dos anos 2000 com Helino, Nenê, Sandro Varejão e Hélio Rubens no comando? Tudo isso ficou nem passado distante. Contudo, sábado passado, nas finais do basquete 3x3, disputadas na Vila Olímpica da Mangueira, a Cruz de Malta voltou a brilhar no lugar mais alto do pódio. 

Dominando todos os adversários do início ao fim da competição, o Colégio Vasco da Gama (São Cristóvão) sagrou-se campeão da categoria Livre Masculina após bater o Instituto Loide Martha (Duque de Caxias) por 16 a 11. Esse foi o primeiro título da escola em esportes de quadra do Inter (os outros títulos vieram do atletismo), algo encarado como uma esperança por dias melhores na modalidade, como releva o treinador Luiz Mauro "Brasília":

- Estamos trabalhando para voltar a ser forte. Não tivemos apoio nenhum da antiga diretoria e com a nova, as escolinhas voltaram a ser gratuitas, fazendo com que crescesse o número de atletas - afirmou Luiz Mauro, que chegou ao Vasco como jogador em 1970 e assumiu o comando da equipe em 1989. 

Algo bom para a garotada que disputa o Intercolegial é que os horários dos treinos são elaborados de acordo com a modalidade de cada atleta, conciliados sempre com as atividades escolares, em uma fórmula que permite que o esporte e a educação se auxiliem. O jovem Luiz Felipe, de 17 anos, conta que isso ajuda bastante. 

- Quando ainda não estudava no Colégio Vasco da Gama era difícil. Eu acabava chegando atrasado aos treinos ou nas aulas. Hoje isso não acontece mais. Tudo se encaixa e nada atrapalha. Bem melhor para todos nós - disse Luiz. 




Voltar