As escolas públicas foram a grande sensação das finais do handebol no Intercolegial 30 anos. Nove equipes de cinco escolas participaram da rodada decisiva, realizada no ginásio da Universidade Castelo Branco, em Realengo. Quatro das oito finais colocaram frente a frente duas instituições do Estado ou do Município.
A Escola Municipal Pedro Aleixo, da Cidade de Deus, participou de três clássicos do ensino público. Venceu por 12 a 9 o Ciep Jean Baptiste Debret, de São João de Meriti, na categoria sub-14 feminino e sofreu derrotas para Colégio Estadual Antônio da Silva, de Nova Iguaçu, e Escola Municipal Juan Samaranch, de Santa Teresa: 27 a 20 e 15 a 14, nas categorias sub-14 masculino e sub12-masculino, respectivamente.
– Fazemos treinos no turno contrário da escola, acoplado aos estudos. Há três anos estamos com esse projeto, formando atletas e principalmente formando cidadãos. São garotos e garotas que às vezes têm alguma dificuldade no dia a dia, mas que podem enxergar no esporte uma maneira de melhorar. Temos atletas que vêm ganhando bolsas, vários convites. Ficamos muito contentes – comemora Anderson Luic, técnico do Pedro Aleixo.
Além do título na sub-14 masculino, o Antônio da Silva comprovou sua força no handebol com o ouro da sub-16 masculino ao vencer por 26 a 20 o todo poderoso CAp Paulo Gissoni, que jogou em sua quadra e se classificou para quatro finais. A escola pública de Nova Iguaçu ainda faturou dois bronzes (sub-12 feminino e sub-14 feminino).
Há quase três décadas o Antônio da Silva conquista medalhas no Intercolegial. O técnico Joel Dutra mais uma vez deixou a quadra com sensação de dever cumprido e fez questão de exaltar o empenho de todos os envolvidos em mais uma ótima campanha da instituição estadual:
– O Antônio da Silva já tem projeto de handebol no colégio há 28 anos. Há alguns anos formamos equipes fortes. Em 2001, eu e o professor Alexandre Abreu nos formamos e passamos a fazer parte desse projeto. Todos se dedicam muito, às vezes, mesmo com algumas dificuldades. Hoje, por exemplo, para vir disputar as finais viemos de trem. Juntos, pegamos o trem, saímos cedinho de casa.
No quarto duelo de instituições públicas, o Ciep Debret levou a melhor ao derrotar por 6 a 4 a Escola Municipal Paraíba, de Anchieta, e conquistar o primeiro lugar da sub-12 feminino. A escola de São João de Meriti também ganhou dois bronzes (sub-14 masculino e sub-16 feminino).
Única escola classificada para quatro decisões, o Gissoni teve 50% de aproveitamento, com os títulos das categorias sub-18 tanto entre meninos, como entre meninas. A escola venceu por 19 a 13 o São Lucas, de Santa Cruz, no masculino; e por 22 a 16 o Odete São Paio, de São Gonçalo. Na sub-16 feminino, foi superado pelo Centro Educacional Albert Einstei, de Nova Iguaçu, por 5 a 4, nos pênaltis, após empate em 22 gols.
Mais quatro escolas faturaram medalhas de bronze no handebol do Intercolegial 30 anos: Santa Clara, de Cordovil (sub-12 masculino); São Lucas (sub 16 masculino); Marista São José, Tijuca (sub-18 masculino); e Escola Sesc, de Jacarepaguá (sub-18 feminino).
Foto: Ari Gomes