Xadrez dominado pelo sistema GEO
Clique para ampliar

Oito títulos em disputa no xadrez, seis conquistados por GEOs. Fora três segundos e um terceiro lugar. Uma prova de que, ano a ano, as escolas desse sistema de ensino investem e crescem em qualquer esporte, seja ele olímpico ou não.

O Juan Antônio Samaranch, de Santa Teresa, lidera a estatística com ouros em todas as categorias femininas e na sub 13 não federada masculina, além da prata na sub 15 não federada masculina, vencida pelo Félix Mieli Venerando, que levou para o Caju uma prata na sub 13 masculina e outra na sub 15 feminina. E o Doutor Sócrates ficou com dois bronzes na sub 13 feminina e na sub 15 masculina.

- O GEO é uma escola diferenciada. Nós temos nove modalidades olímpicas e o xadrez, que no caso não é uma modalidade olímpica, mas é um esporte praticado em todo o mundo. Eles têm treinos durante toda a semana. Terça e quinta treinam com um auxiliar e segunda, quarta e sexta com a equipe. A turma é heterogênea, com aqueles que gostam mesmo de xadrez, aqueles tipos regulares, que estão ali e vão aprendendo devagar e temos também os que se escondem, justamente porque não gostam das outras modalidades. Por isso, tento não ser muito rigoroso. Eu foco mais nesses que gostam e procuro não ser tão rigoroso com os outros, senão você os desestimula – explicou Oberlan Bruce, professor GEO Félix.

Já o professor do Sócrates, Flávio Araújo, não esperava levar dois troféus na competição, em virtude do pouco tempo de treino com os alunos.

- Eu era de um colégio municipal e o GEO me convidou para começar o trabalho de xadrez. Na realidade estou lá há três meses. Nós estamos começando o trabalho voltado mais para competição, porque o GEO tem uma eletiva de xadrez, que ajuda bastante. Portanto, não temos ainda muito material, mas a direção está dando apoio, comprando tabuleiros e equipamentos básicos – resumiu Flávio.

E o estreante Nelson Prudêncio, que foi inaugurado no final de 2015, também abocanhou um troféu. A escola da Ilha do Governador ficou com o bronze na sub 15 não federada feminina. 





Voltar